O Governo do Paraná autorizou a nomeação de 86 novos professores efetivos para a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado nesta semana, atende candidatos aprovados no concurso público aberto em 2023.
A contratação reforça o quadro da universidade, que nos últimos anos operava com mais da metade dos docentes em contratos temporários. A falta de efetivos impactava diretamente atividades como pesquisa, extensão e desenvolvimento de projetos de longo prazo.
De acordo com a universidade, os profissionais nomeados agora passam pela fase de planejamento para definição das datas de posse e início das atividades. A expectativa é que isso ocorra ainda no segundo semestre.
“Estamos trabalhando para otimizar os prazos, de modo a minimizar possíveis impactos na rotina acadêmica, já que a nomeação ocorre no encerramento do primeiro semestre.”
Entre 2014 e 2022, as universidades estaduais paranaenses ficaram impedidas de abrir concursos. Com isso, muitas instituições, como a Unicentro, acumularam um déficit de professores efetivos. Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), em alguns períodos, pouco mais de 50% do quadro da universidade era formado por docentes efetivos.
A universidade prepara uma recepção institucional aos novos docentes, que devem assumir os cargos ao longo dos próximos meses. A nomeação dos 86 professores ocorre na mesma semana em que a Unicentro completa 35 anos de atuação no Paraná, com campi em Guarapuava, Irati e outros municípios da região.
*(Com informações, Coorc/Unicentro)
Leia outras notícias no Portal RSN.