Da redação (com assessoria) – O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor e advogado Nildo José Lübke, assinou documento de anuência para concurso público para docentes nas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). A anuência está em consonância com o Plano Bienal de Reposição de Professores Efetivos das IEES 2010/2011 e com o Decreto 6841, assinado pelo governador Orlando Pessuti no último dia 27 de abril.
O Decreto refere-se ao cargo de Professor de Ensino Superior da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior e objetiva a substituição gradual dos contratos temporários.
Para o secretário Lübke, a contratação de professores efetivos demonstra o compromisso com a qualidade do ensino do Paraná. “O governador Orlando Pessuti está empenhado em tornar a qualidade do ensino superior paranaense ainda maior. Com a contratação de novos professores, todo o Sistema Estadual de Ensino Superior será beneficiado”, concluiu.
Ainda de acordo com o mesmo Decreto 6841, as IEES ficaram autorizadas a manter 38.323 horas de contratos temporários, correspondentes a 960 docentes, para o período de 2010 e 2011.
Desta maneira, as IEES do Paraná estão autorizadas a iniciar os procedimentos relativos à abertura de Concurso Público para o biênio 2010 e 2011, bem como renovar contratos temporários e/ou abrir Teste Seletivo. Já para o ano de 2012, a carga horário remanescente ficará sujeita à prévia análise e nova autorização governamental.
Educação
Governo do Paraná autoriza a contratação de docentes efetivos pelas IEES
- Por Cristina Esteche
- 12/05/2010