22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Governo e cooperativas combatem a violência contra as mulheres

A iniciativa, que começou por Guarapuava, nessa segunda (13), pretende integrar o setor cooperativista na luta contra a violência de gênero

Leandre fala na abertura (Foto: Robson Mafra)

O Governo do Paraná, em parceria com o Sistema Ocepar, a ABNT e o Instituto ‘Nós Por Elas’, iniciou a Jornada de Cooperação pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A iniciativa, que começou por Guarapuava, nessa segunda (13), pretende integrar o setor cooperativista na luta contra a violência de gênero.

Presente na abertura em Guarapuava, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a importância de levar o debate para o ambiente corporativo.

Quando uma empresa se engaja em uma ação como esta, a gente rompe o silêncio e salva vidas.

O objetivo, conforme Leandre, é capacitar e reconhecer empresas que adotam medidas de prevenção e acolhimento, transformando o local de trabalho em um agente de mudança cultural. Os próximos encontros acontecerão em Ubiratã e Cascavel, com as cooperativas Coagru e Cotriguaçu como anfitriãs.

De acordo com o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, a parceria permite que as cooperativas do estado adotem uma certificação da ABNT. Esse selo reconhece as empresas que implementam protocolos de prevenção, acolhimento e combate à violência de gênero.

A Cooperativa Agrária, de Guarapuava, já está em processo para obter a certificação. André Spitzner, superintendente da cooperativa, ressaltou o papel fundamental das empresas nesse processo. Conforme André, é importante a necessidade de incluir os homens na discussão para que sejam parte ativa da transformação cultural. O Paraná já conta com as primeiras instituições do Brasil certificadas com o selo da ABNT. Entre esras, a Ceasa Paraná, a Associação Comercial de Pato Branco e a Versátil Andaimes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.