22/08/2023
Brasil Guarapuava Política Região

Governo Federal destina 13 profissionais do Mais Médicos a Guarapuava

Nova formação do programa preencherá vagas, também, em municípios da região. Confira a lista com a distribuição

ubs campo velho depois (3)

UBS do bairro Morro Alto (Foto: Divulgação)

Guarapuava terá 13 médicos selecionados a partir da reformulação do programa federal Mais Médicos, segundo edital publicado nesta terça feira (20) pelo Ministério da Saúde. Serão três profissionais a menos, já que o município contava com 16 médicos cubanos, segundo a Secretaria de Saúde. Em contato com esta reportagem, a assessoria do Ministério informou que a previsão é de que um grupo de médicos já comece a trabalhar no próximo dia 3 de dezembro no município. Nessa segunda (19) o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse que a preocupação é garantir a chegada imediata dos profissionais nos locais em que haverá vagas.

Na região de Guarapuava e em municípios chave, como Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, 120 novos profissionais passarão a integrar a o programa (lista completa ao final da matéria). Antes de uma articulação federal efetiva sobre o tema, quando o anúncio de saída de Cuba foi divulgado na semana passada, o Secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Góes, disse, em entrevista ao Portal RSN, que duas situações já estavam sendo alinhadas para trazer médicos ao município: a abertura, em caráter de urgência, da realização de um Processo Seletivo Simplificado (PSS); e a mudança na gratificação destes profissionais. O possível PSS, que deve ser mantido – já que o município continuará com carência de médicos -, deve prever a contratação de 30 profissionais, segundo Celso. Já sobre a gratificação, um Projeto de Lei visa conceder 50% de bônus frente ao salário base municipal, que é de R$ 10.450. Este PL já foi aprovado em primeira votação.

NÍVEL NACIONAL

De acordo com informações do Governo Federal, divulgadas pela Agência Brasil, os profissionais selecionados nesta primeira fase de reformulação do programa receberão salário de R$ 11.865,60 por 36 meses, com possibilidade de prorrogação. As atividades dos médicos incluem oito horas acadêmicas teóricas e 32 em unidades básicas de saúde. De acordo com o programa, o Paraná terá 458 médicos.

Inicialmente, as vagas são para os médicos brasileiros com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no país. As inscrições estarão abertas a partir das 8h desta quarta feira (21) e seguem até domingo (25). No dia 27 de novembro, está prevista a abertura de uma nova chamada para brasileiros formados no exterior e estrangeiros. Os profissionais podem se inscrever no site. O edital, na íntegra, pode ser conferido aqui.

CONFIRA OS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PORTAL RSN

Guarapuava: 13

Candói: 2

Turvo: 1

Pinhão: 4

Prudentópolis: 2

Pitanga: 4

Chopinzinho: 1

Inácio Martins: 1

Foz do Iguaçu: 9

Francisco Beltrão: 2

Irati: 3

Laranjal: 1

Laranjeiras do Sul: 3

Nova Laranjeiras: 1

Pato Branco: 5

Ponta Grossa: 56

Quedas do Iguaçu: 5

Rio Bonito do Iguaçu: 2

Virmond: 1

Manoel Ribas: 2

Cantagalo: 1

Boa Ventura de São Roque: 1

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.