22/08/2023



Brasil Cotidiano

Governo suspende exigência de prova de vida de aposentados federais

A falta da prova não afetará recebimento de proventos ou pensão. Contudo, não se aplica a quem já está com o pagamento suspenso

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Governo suspende exigência de prova de vida de aposentados federais (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Ministério da Economia suspendeu até 31 de março a exigência do recadastramento de aposentados e pensionistas da administração federal e de anistiados políticos civis, como medida de proteção para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

Assim, a falta da prova de vida não afetará o recebimento dos proventos ou pensões pelos beneficiários. A instrução normativa publicada ontem (27) no Diário Oficial da União. Contudo, não se aplica ao recadastramento daqueles que já estão com o pagamento suspenso na presente data.

COMO PROCEDER

Os beneficiários que, porventura, tiverem o pagamento suspenso a partir dessa quarta (27), poderão solicitar o restabelecimento excepcional pela página do Sigepe. Assim, pelo módulo de Requerimento do Sigepe, tipo de Documento “Restabelecimento de Pagamento – COVID19”. O sistema informará o beneficiário por e-mail do deferimento do requerimento.

Desse modo, encerrado o período de suspensão, os interessados devem fazer a comprovação de vida para continuidade do pagamento. Na ocasião, o Ministério da Economia estabelecerá um cronograma.

Por fim, até 31 de março também fica suspensa as visitas técnicas para fins de prova de vida.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo