22/08/2023
Cotidiano Região

Gralha Azul Eco Park é novo destino do turismo regional

O Gralha Azul Eco Park conta com 350 mil m² de área natural, lajeado panorâmico e trilhas sinalizadas por mata nativa com árvores centenárias

GRALHA

Gralha Azul inova em Turvo (Foto: Divulgação)

Quer relaxar no fim de semana e está procurando um local de sossego em meio à natureza? Distante 38 quilômetros de Guarapuava, na cidade de Turvo, capital dos pinheirais, existe um refúgio para todas as idades e estilos. O local é a sede da rede colaborativa Gralha Azul – Turismo e Aventura.

A rede já atua fortalecendo o turismo de base comunitária na Região desde 2018. Assim sendo, pelo formato a rede venceu em 2020 do Prêmio Juventude Rural Inovadora promovido pela ONU, na categoria geração de renda.

Rapel Águas da Laje (Foto: Divulgação)

De acordo com Camila Maciel, cofundadora da rede, o propósito é levar acessibilidade e valorização da nossa gente e da natureza quando se fala em turismo. “As pessoas não precisam ir longe para encontrar beleza, aventura, natureza e cultura. Isso tudo está ao nosso redor e ao alcance de todos”.

Agora com o novo espaço, acolhem hóspedes e visitantes diários com interesse em passar momentos de tranquilidade longe dos barulhos da cidade ou que pretendem se lançar a novos desafios. Para isso há a tirolesa, rapel de 30 metros, voo de paratrike, trilha na mata de araucárias centenárias, e escalada em paredão de oito metros.

Glamping Geodésica (Foto: Divulgação)

Conforme informou Camila, a sede conta com três suítes privativas com lugares para até quatro hóspedes em cada. Há também cozinha completa, banheiros e chuveiros externos para área de camping e eventos. Além de ampla varanda com mesas, uma loja de artesanatos locais com peças indígenas, quilombolas, coloniais e alimentos tradicionais.

Também fazem parte da estrutura do parque, um quiosque com laguinho e fogão de ferro, próprio para acampamentos e luaus. Além disso, uma área reservada onde fica a tenda geodésica, cúpula impermeável de 25m² também disponível para hospedagem.

UM LUGAR SUSTENTÁVEL

Tirolesa Pairar da Gralha (Foto: Divulgação)

O idealizador do projeto, Mauricio Pilati, destaca a sustentabilidade que move o espaço: “Aqui além da gestão de resíduos com sistemas de evapotranspiração, da nossa horta colaborativa e do reaproveitamento de materiais ecológicos na construção, nós utilizamos exclusivamente a energia solar e o aquecimento de água também solar, pra um banho quentinho”.

Por fim, o Gralha Azul Eco Park conta com 350 mil m² de área natural, com lajeado panorâmico e trilhas sinalizadas por uma mata nativa com árvores de mais de 100 anos. A equipe finaliza o convite com uma novidade: “é época das floradas, venha conhecer o ninho da Gralha e seja recebido por um tapete de flores de todas as cores”.

SERVIÇO

Gralha Azul Eco Park
Local: Turvo/PR (38 km de Guarapuava)
Horário: sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Day-use: R$ 25 por pessoa
Instagram e Facebook: @gralhaazul.eco
(42)9 9980-4079
www.gralhaazul.eco.br

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.