22/08/2023

Greve dos bancários: 24 agências da região já estão fechadas

imagem-30742

Nesta quarta-feira (28) mais três municípios da região de Guarapuava aderiram à greve dos bancos: Entre Rios, Pinhão e Manoel Ribas. No primeiro dia da paralisação, terça-feira (27), Guarapuava e Pitanga já tinham fechado suas agências. Cerca de 300 trabalhadores estão paralisados.

Segundo Eloi Myszka, coordenador regional do Sindicato dos Bancários, provavelmente as agências de Laranjeiras do Sul e Prudentópolis devem aderir à greve amanhã. “Precisamos fechar todas as agências para forçar uma outra negociação com a Fenaban”, diz o coordenador.

A classe pede um aumento salarial de 12,8% que representa 5% de aumento real e outros 7,5% relacionados à inflação projetada. A Federação Nacional dos Bancos apresentou uma proposta de 8%. Além do reajuste, eles aguardam um resposta sobre as revindicações que dizem respeito à saúde do trabalhador, garantia do emprego e segurança no trabalho. “A Fenaban teve dois meses para apresentar uma proposta e nada foi solucionado. Infelizmente a última alternativa que encontramos foi a greve”, explica Eloi.

Apenas os serviços nos caixas eletrônicos estão funcionando. Em Guarapuava, as 13 agências bancárias estão paralisadas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.