Da redação (com assessoria da Agrária) – O grupo de teatro Thomas Schwarz, de Entre Rios, encontra-se em turnê no exterior. O grupo deixou o Brasil no último dia 15 e cumpre agenda com a peça “Onde estamos?” (de Erika Elisa Karg), na Alemanha e na Áustria. Entre as cidades do roteiro, constam locais de significado histórico e/ou cutural para os suábios do Danúbio, como as cidades de Ulm e Rastatt.
A viagem faz parte de mais uma ação de incentivo à cultura proporcionada pela Cooperativa Agráriaaos grupos de cultura tradicional suábia de Entre Rios, coordenados pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira. As viagens acontecem a cada dois anos, para intercâmbio cultural no exterior.
O vice-presidente da Agrária, Paul Illich, disse considerar a atual iniciativa como importante para voltar a intensificar o relacionamento da Cooperativa com países onde os suábios do Danúbio também preservam suas manifestações culturais.
“Eles vão ser recebidos em várias prefeituras – isso é muito importante”, comentou, se referindo aos integrantes do grupo. Paul Illich lembrou que também haverá oportunidade convidar grupos de teatro e de dança, alemães e austríacos, para virem a Entre Rios. Além disso, os componentes do Thomas Schwarz terão igualmente a chance de fazer ou reforçar amizades nos dois países visitados, já que a maior parte dos pernoites acontecerá em casas de famílias de suábios do Danúbio.
Sobre o incentivo às viagens de grupos culturais o vice-presidente detalhou que a Cooperativa, ao definir esta ação, se decidiu por proporcionar, em todas as vezes, um apoio para algumas das despesas. “A Agrária sempre estará disposta a arcar com uma parte dos custos”, disse, especificando que, no caso do grupo Thomas Schwarz, a Cooperativa está custeando o transporte terrestre. Demais custos são pagos pelos componentes.
“Se o integrante tem de arcar com parte das despesas, ele valoriza muito mais”, analisou Paul Ilich. Ele declarou que “isso já é feito (hoje) em várias viagens”, como nos giros técnicos que a Agrária oferece a seus cooperados no exterior. Nas viagens realizadas em anos recentes aos Estados Unidos e à Alemanha, o mesmo sistema, sublinhou, foi adotado. “Sempre optou-se que o cooperado arque com parte da despesa, para haver maior valorização”, concluiu.
Grupo Thomas Schwarz
Roteiro de apresentações / Alemanha e Áustria
16/5 – Pflungstadt
19/5 – Mosbach
21/5 – Albstadt
22 a 24/5 – Reutlinger
(Dia 23 / Encontro dos Suábios da Região do Banat, em Ulm)
24 – Rastatt
26/5 – Speyer
28/5 – Ingolstadt
30/5 – Pasching bei Linz
2/6 – Viena
3/6 – Graz