22/08/2023
Guarapuava

Grupos da Fundação Cultural realizaram 160 apresentações em 2016

imagem-126427

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – A preservação, promoção e divulgação da cultura e tradições trazidas há 65 anos pelos pioneiros de Entre Rios são os objetivos principais da Fundação Cultural Suábio-Brasileira (FCSB). Ao logo de 2016, dezenas de ações foram realizadas para que essa nobre missão fosse cumprida.

Ao todo, os 32 grupos culturais de canto, dança, música e teatro apresentaram-se 158 vezes, tanto no Brasil quanto no exterior. Para tanto, foi necessário o empenho e engajamento de exatos 356 integrantes da FCSB ao longo de todo o ano.

As ações atingiram mais de 68.000 pessoas, incluindo o público presente aos eventos, visitantes do Museu Histórico, as interações on-line e o envolvimento dos próprios integrantes.

Além dos grupos culturais, integram o cotidiano da FCSB também o Museu Histórico de Entre Rios, os programas diários em alemão na Rádio Unicentro Entre Rios FM e as edições bimestrais, também em alemão, da Revista de Entre Rios.

MUSEU HISTÓRICO 

A chamativa mescla entre as modernas tecnologias e a preservação dos mais de 5.000 objetos e relíquias atraiu cerca de 10.000 pessoas ao Museu Histórico de Entre Rios, entre cooperados, colaboradores e clientes da Agrária, além de autoridades, alunos, professores e turistas.

Os visitantes vieram de perto e de longe para conhecer o contexto que culminou na construção da “nova pátria” dos Suábios do Danúbio no terceiro planalto paranaense.

Além de alunos de 32 escolas de Guarapuava e região, o museu recebeu também acadêmicos de 13 universidades brasileiras. Ao todo, os visitantes eram oriundos de 307 cidades e 21 estados brasileiros, além de viajarem de 30 países localizados em três continentes.

VIAGENS 

Uma das grandes satisfações de qualquer artista é apresentar sua obra em público. Uma das formas de estimular a participação em grupos culturais é a promoção de viagens a cidades brasileiras e até ao exterior. Em 2016, com apoio da Cooperativa Agrária, a FCSB promoveu uma turnê internacional da Orquestra de Sopros por três países da Europa.

No Brasil, o Grupo Folclórico Sênior apresentou-se na Orange Fest, em Castrolanda. Já o grupo de dança Juvenil I participou do Festival de Música do Colégio Benjamin Constant, em São Paulo, enquanto que o Juvenil III apresentou-se no Colégio Morski, em Pinhão. E no teatro, o grupo Thomas Schwarz apresentou sua peça nas cidades catarinenses de Blumenau e Joinville, em alusão aos festejos do dia 25 de julho, quando é comemorado o Dia da Imigração Alemã no Brasil.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.