Debater sobre a fundamental importância da presença e atuação de uma equipe multidisciplinar nos atendimentos de saúde. Esse foi um dos objetivos do evento realizado pela Faculdade Guairacá, que reuniu os acadêmicos de todos os cursos ofertados pela instituição que, neste semestre, estarão em prática nas Clínicas Integradas Guairacá.
O acolhimento multiprofissional realizado na instituição na última terça feira (24) foi destacado pela coordenadora administrativa do centro de especialidades, Bianca Raquel Garcia Pereira.
“O acolhimento tem como intuito levar os estudantes a um processo de integração com os outros cursos, mostrar as normas, recomendações e espaços do local, além de trazer para reflexão assuntos que são comuns para todas as áreas. O constante aprimoramento dos educandos é condição imprescindível para uma educação de qualidade”.
No auditório da instituição, o professor e coordenador clínico, Luiz Alfredo Braun Ferreira, conversou com os estudantes sobre a importância do trabalho em equipe. Segundo dados apontados por Luiz, o trabalho em equipe interdisciplinar, com treinamentos e checklists, demonstraram a redução de até 18% da mortalidade em hospitais.
“A nossa missão é fazer com que o nosso ensino seja multiprofissional. O principal favorecido desse trabalho em conjunto é o paciente”.
A professora Maria Isabel Raimondo Ferraz, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), também esteve presente no Acolhimento Multiprofissional, trazendo dados importantes para alertar os futuros profissionais sobre o controle de infecção em serviços de saúde.
“De acordo com a Organização Mundial da Saúde, infecção hospitalar é a quarta maior causa de morte no mundo. A simples higienização das mãos pode reduzir aproximadamente 70% o risco de contaminação. No Brasil, a taxa de contágio é de 15%. A porcentagem é mais alta do que em países da Europa e nos Estados Unidos, onde o nível chega a 10%”, apontou.
CLÍNICAS INTEGRADAS GUAIRACÁ
De acordo com a assessoria de imprensa da instituição de ensino, as Clínicas Integradas Guairacá possuem sete anos de existência. O espaço multidisciplinar se tornou referência em toda região, onde as áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, pedagogia e psicologia se integram para oferecer uma ampla diversidade de atendimentos à comunidade.
Somente no 1º semestre deste ano, foram mais de 13 mil atendimentos, realizados por 380 profissionais e alunos. Ainda segundo a assessoria da instituição, os atendimentos podem ser particulares, via convênios, e também por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).