Da Redação, com assessoria
A Faculdade Guairacá recebeu os representantes da Tecnosimbra, empresa de importação de produtos médicos de São Paulo, para uma demonstração do Sectra Visualization Table, uma tecnologia para educação médica e prática clínica.
A tela touch de 55 polegadas permite a simulação da interação entre o usuário e o paciente humano, num corpo virtual em 3D. Com o toque de um dedo, os usuários podem rodar, fazer zoom, cortar e mexer o corpo virtual sem restrições. É possível estudar órgãos e funções em detalhe ajustando filtros ópticos, brilho e contraste digitalmente.
Segundo o representante da Tecnosimbra, Cláudio Santana, com a mesa de visualização da Sectra, o ensino da anatomia é potencializado através de imagens processadas em 3D em tamanho natural. É possível, por exemplo, reconstruir imagens 3D, visualizar ossos, músculos, órgãos e tecidos moles ao realizar cortes e dissecar segmentações virtuais. Também é possível inserir modelos anatômicos usando recursos de computação gráfica 3D, promovendo uma aprendizagem profunda da anatomia, fisiologia e processos internos do corpo, melhorando a qualidade da educação médica.
Esse foi o segundo contato da instituição com a empresa Tecnosimbra e as ferramentas de simulação realística. Em maio deste ano, o Diretor Geral da Faculdade Guairacá, Prof. Ms. Juarez Matias Soares, acompanhado da Diretora Administrativa, Janete Kulka, estiveram na Feira Fórum Hospitalar 2014, esse que é o maior evento de saúde das Américas. A feira traz a mais completa mostra de produtos para a área de saúde, com milhares de itens em equipamentos médicos, produtos e serviços, funcionando também como palco de novos lançamentos. Na ocasião, foram adquiridos mais de R$200mil em tecnologia educacional, dentre alguns dispositivos de interação e softwares educacionais em três dimensões (3D).
Enquanto instituição de ensino superior que está em constante processo de inovação, a Faculdade Guairacá ainda disponibilizará no próximo semestre letivo outros instrumentos avançados de ensino para a educação, conforme explicou Soares. “Toda a história da Guairacá é marcada pelas ações de inovar e empreender, e hoje, utilizamos e estimulamos o potencial criativo dos nossos colaboradores e dos nossos estudantes para continuar inovando e empreendendo”. Segundo ele, vive-se em um momento de revolução no ensino e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como as apresentadas irão auxiliar nesse processo, contribuindo de forma significativa no aprendizado dos estudantes.