Da Redação, com assessroria
O professor Emanoel Severo, juntamente com as acadêmicas Camila Ikegami e Priscila Scatolin, do Colegiado de Enfermagem da Faculdade Guairacá, participaram do XIV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, que aconteceu em Curitiba entre os dias 19 a 22 de novembro.
O evento é o mais importante sobre a temática no Brasil e acontece a cada dois anos em uma capital brasileira. Nesta edição, o congresso reuniu mais de 1,5 mil profissionais de saúde, entre autoridades internacionais da área, para se discutir novas propostas no sentido de ampliar a segurança dos pacientes.
O professor Emanoel também fez parte da comissão organizadora e da comissão científica do evento e ressaltou a importância da discussão sobre o tema. Sua orientação está em consonância com a campanha “Eu me comprometo a lavar minhas mãos”, lançada pela Comissão Regional de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CRECISS), no começo desse ano em Guarapuava.
Segundo o professor Emanoel, que também é presidente da CRECISS, a maioria das infecções pode ser prevenida por meio de uma única medida: lavar as mãos sempre e de forma correta. Com isso, o objetivo da campanha visa incorporar a higienização permanente das mãos como forma de controlar infecções.