22/08/2023
Guarapuava Saúde

Guairacá promove palestras sobre controle de infecções

imagem-111996

Da Redação com Comunicação da Guairacá

Guarapuava – Envolver a comunidade acadêmica possibilitando o acesso à informação e desenvolvimento de ações para enfrentamento no controle de doenças. Com esse objetivo é que a Faculdade Guairacá, através do seu Comitê de Doenças, vem desenvolvendo um ciclo de palestras desde o início do ano.

Na primeira etapa, foram proferidas palestras para acadêmicos, coordenadores e professores de todos os cursos de graduação sobre o combate ao Aedes aegypti, com curiosidades sobre a doença, sintomatologia, dados epidemiológicos e as principais ações de prevenção. Agora, o assunto em pauta é a conscientização sobre o vírus Influenza A (H1N1) e a seriedade com que ela deve ser tratada.

De uma forma bastante descontraída e interativa, o professor do Colegiado de Enfermagem, Emanoel Severo, que também é presidente da CRECISS (Comissão Regional de Controle de Infecção em Serviços de Saúde) aborda sobre medidas cautelares de combate, higienização das mãos, infecções comunitárias e microorganismos multirresistentes.

As palestras também vêm de encontro com as ações da campanha 'Eu Me Comprometo a Lavar Minhas Mãos', que alerta sobre a importância de lavar as mãos para controle de infecções. “Há um tempo eu venho à frente do controle de infecções. Acredito que seja extremamente importante falar sobre o tema, principalmente em uma sociedade em que as doenças estão cada vez mais agressivas”. Segundo Emanoel, essas ações de sensibilização e educação continuada se fazem indispensáveis. “O objetivo é fazer as pessoas refletirem, seja no ônibus, no mercado, no banco ou na balada, porque estamos em risco e se não pensarmos em pequenos detalhes as coisas irão e estão ficando cada vez piores”. Para o professor Emanoel, falar sobre o tema repetidas vezes torna-se um grande desafio, mas ele acredita que a persistência muda a consciência das pessoas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.