22/08/2023
Educação

Guairacá realiza I Encontro Institucional do PIBID

imagem-78261

Da redação, com assessoria – Bárbara Franco

Prestes a concluir o curso de Pedagogiana Faculdade Guairacá, Angela Terezinha Oliveira viu novas perspectivas sobre o ensino após participar do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Ela está no programa desde a sua implantação na instituição, em março desse ano, e afirma que isso tem contribuído de forma decisiva na sua formação. “Quando eu entrei na faculdade algumas colegas já estavam nessa profissão e por isso tinham convicço de que era isso mesmo que elas queriam. No meu caso foi diferente, eu pude me apaixonar pelo curso durante ele. O Pibid tem me auxiliado muito nisso”. Segundo ela, o Pibid é um adicional importante às aulas e estágios e o contato com a escola, os alunos e os professores fazem a diferença.

Conforme explicou a coordenadora de gestão na Guairacá, professora Elisângela de Souza Lima, esse é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública. “Um dos objetivos é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências e práticas docentes inovadoras que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem”. Segundo ela, o programa contribui para a iniciação à docência ao proporcionar que o estudante exercite, sob o olhar de um supervisor dentro da escola e um conjunto de professores dentro da faculdade, o ato de ser professor.

Angela é uma das acadêmicas que participaram do I EncontroInstitucional Pibid da Faculdade Guairacá realizado na última sexta-feira, 05, relatando suas experiências. Durante o evento, foi discutido sobre o trabalho realizado nas escolas e os resultados obtidos no primeiro semestre desse ano.

O projeto institucional possui 4 subprojetos: Biologia, Educação FísicaLicenciatura, Matemática e Pedagogia. Atualmente, são 25 acadêmicos bolsistas e 4 escolas participantes das atividades.

Para a coordenadora do curso de Educação Física, Ilma Célia Ribeiro Honorato, os resultados têm sido bastante satisfatórios. “Esse é um campo novo e para nós, da Educação Física, é um desafio maior ainda. A maioria das nossas aulas são práticas e fora de sala, e através do programa estamos conseguindo aproximar essas atividades com a pesquisa, inclusive, temos um aluno que irá fazer seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Pibid”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.