22/08/2023
Em Alta Guarapuava Tecnologia

Guarapuava aposta em inovação e tecnologia após aporte de quase R$ 1 milhão

Ao aderir formalmente ao Pacto pela Inovação, Guarapuava passa a operar dentro de uma lógica de planejamento de médio e longo prazo

Pacto pela Inovação (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Guarapuava encerra o ano consolidando um passo decisivo rumo ao futuro. Com a confirmação do repasse de R$ 995.574,72, do Pacto pela Inovação, o município entra em 2026 com condições para acelerar a agenda de ciência, tecnologia e inovação. O recurso oficializado durante evento promovido pelo Governo do Estado traz um novo modelo de repasse. Trata-se do repasse fundo a fundo que garante maior autonomia aos municípios. E rompe com a lógica excessivamente burocrática que historicamente dificultava a transformação de políticas públicas em ações efetivas.

Mais do que um aporte financeiro, o investimento sinaliza uma mudança de patamar. Ao aderir formalmente ao Pacto pela Inovação, Guarapuava passa a operar dentro de uma lógica de planejamento de médio e longo prazo. De acordo com o Estado, os recursos direcionam-se à modernização da gestão pública, ao fortalecimento do ecossistema empreendedor. Assim como à qualificação de jovens e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas com impacto direto na vida da população.

Alex Canziani (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Durante o evento, o secretário estadual de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, destacou que o Paraná tem avançado na incorporação de ferramentas tecnológicas de ponta na administração pública. A fala evidencia uma diretriz clara do Estado: inovação deixou de ser discurso e passou a ser eixo estruturante da gestão.

NECESSIDADE BÁSICA

O deputado estadual Artagão Junior reforçou essa leitura ao afirmar que a inovação deixou de ser apenas uma vantagem competitiva para se tornar uma necessidade básica. Para cidades do interior, como Guarapuava, essa visão é ainda mais estratégica. Isso porque conecta desenvolvimento econômico, retenção de talentos e geração de oportunidades.

Conforme a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, os recursos serão aplicados de forma integrada, priorizando ações que fortaleçam o ecossistema local. Ou seja: inovação aberta, estímulo ao empreendedorismo, formação tecnológica. Além da modernização administrativa e soluções digitais voltadas ao interesse público.

Equipe da Secretaria de Tecnologia e Inovação com o secretário de Estado, Alex Canziani (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A secretária Ana Klosouski Andrade destaca que o resultado é fruto de um processo estruturante. A criação da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Conselho Municipal (CMCTI) e do Fundo Municipal de Inovação estabeleceu as bases de governança necessárias para transformar recursos em políticas duradouras. Para ela, o aporte confirma que Guarapuava está preparada para dar um salto qualitativo em 2026.

O investimento, de acordo com Ana, também amplia a atuação em rede, fortalecendo parcerias com o hub de inovação da Acig. Além de promover a integração com as secretarias de Educação e Turismo.

Essa articulação aponta para uma estratégia mais ampla, que conecta tecnologia, economia criativa, educação e desenvolvimento regional.

Ao encerrar o ano com esse avanço, Guarapuava sinaliza que inovação não é apenas uma agenda de governo. De acordo com a Secretaria, trata-se de um projeto de cidade, com impactos que tendem a se refletir nos próximos anos, especialmente a partir de 2026.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.