22/08/2023
Cotidiano Previsão do tempo Região

Guarapuava amanhece com 1,9 °C, menor temperatura do Paraná

Temperatura foi sentida por quem saiu cedo de casa. Sensação térmica chegou a −0,5 °C, atrás apenas de Santa Maria do Oeste, com −1,2 °C

temperatura

Previsão é de geada nos próximos dias (Foto: Roberto Dziura Jr/Agência Estadual de Notícias)

A terça (29) começou gelada em Guarapuava e diversos municípios da Região. De acordo com o Simepar, os termômetros marcaram 1,9 °C na Capital da Cevada e do Malte, a temperatura mais baixa registrada no Paraná nesta madrugada. Com o vento, a sensação térmica chegou a −0,5 °C por volta das 6h30. Em Santa Maria do Oeste, os ventos intensos derrubaram ainda mais a sensação: −1,2 °C.

A queda acentuada nas temperaturas é provocada por uma nova massa de ar polar que atingiu o estado entre segunda e terça. Em menos de 12 horas, os termômetros despencaram até 14 graus em algumas regiões.  Além de Guarapuava, municípios como Pinhão (3,4 °C), São Mateus do Sul (2 °C), Irati (4,2 °C) e Laranjeiras do Sul (5°C) também amanheceram sob frio intenso, todos com risco de geada nos próximos dias.

Em Ponta Grossa, a mínima foi de 2°C. Na capital, Curitiba, os termômetros marcaram 5,6 °C. No Litoral, o frio foi mais ameno, com Paranaguá marcando 12,4 °C, a temperatura mais alta do estado.

AR FRIO SEGUE ATÉ SEXTA

Conforme o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, o frio se intensifica nesta quarta (30), com previsão de geada forte no Centro-Sul, moderada nos Campos Gerais e fraca a moderada na Região Metropolitana de Curitiba. A massa de ar polar só começa a perder força na sexta (1º), quando as máximas devem subir.

A previsão para Guarapuava nesta quarta é de mínima de 3°C e máxima de 17 °C, sem chuva. Na quinta, os termômetros sobem um pouco, entre 6 °C e 19 °C. A partir de sexta, o tempo volta a esquentar gradativamente: mínima de 7 °C e máxima de 21 °C. No sábado, a máxima chega aos 23 °C. A chuva, no entanto, deve aparecer somente no domingo e se intensificar na segunda.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.