Iniciou nesta semana, a utilização do veículo inteligente para mapear diversos pontos de Guarapuava e dos distritos do município. Criado pela startup Mapzer, o automóvel se utiliza da inteligência artificial (IA) para mostrar pontos críticos ou indicar futuros problemas.
Dentre as funções do veículo, estão a identificação de buracos, rachaduras e falta de sinalização nas vias, bem como calçadas irregulares, objetos e materiais em locais impróprios e o descarte irregular de lixo. Além disso, os equipamentos detalham com precisão onde tem placas fora de padrão ou danificadas e contêineres quebrados.
Em Guarapuava, as Secretarias de Finanças, Habitação, Meio Ambiente, Planejamento e Urbanismo, Trânsito e Transportes, Executiva e Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) vão usar os serviços do automóvel. Cada uma das pastas utilizará o serviço de acordo com as especificidades.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, o automóvel fará varredura por toda a cidade em intervalos de tempos pré-definidos. “A tecnologia contribui para o conceito de smart cities e traz mais funcionalidade para a gestão pública e contribui para a melhoria de vida dos cidadãos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.