Guarapuava dá a largada aos I Jogos de Aventura e Natureza de 2020

Prudentópolis, Guarapuava e Turvo recebem a primeira disputa de 2020. Destaque é o Rope Jumping, no Salto São Francisco, maior do Sul do Brasil

Balonismo (Foto: Reprodução/Internet)

A movimentação no Parque do Lago em Guarapuava começa cedo neste sábado (1). O local será a sede da primeira disputa dos Jogos de Aventura e Natureza em 2020. Porém, a região das grandes cachoeiras de Prudentópolis, no Centro-Sul do Paraná, e em Turvo, na Região Central, sediam as competições.

Um dos destaques desta etapa será o Rope Jumping, modalidade de saltos de penhascos e arranha-céus, com corda não elástica, uma versão radical do bungee jumping. A disputa será no Salto São Francisco, que fica na divisa de Prudentópolis com Guarapuava e Turvo e é considerado o maior do Sul do Brasil, com 196 metros de altura.

Parque do lago se prepara para receber  os jogos (Foto: Arquivo/REDE+)

A abertura oficial desta etapa dos Jogos será neste sábado (1), em Guarapuava, no Parque do Lago, a partir das 14 horas. Haverá shows de bandas locais, voo cativo de balão e apresentações culturais. A solenidade com as autoridades será às 17h30. As competições seguem até 8 de fevereiro. As atividades, porém, começaram já na quinta (30), com clínicas esportivas ofertadas à população.

INÉDITO

Os Jogos de Aventura e Natureza levam a assinatura do Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte. De formato inédito no Brasil, idealizados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, os Jogos foram criados em 2019 e misturam esporte e turismo. O objetivo é intensificar a sustentabilidade, divulgar as belezas naturais do Paraná movimentar a economia.

No primeiro ano, mais de 20 mil atletas participaram das competições, realizadas em 26 municípios de diversas regiões do Estado. Além disso, oficinas e cursos levaram esporte às comunidades e escolas locais atendendo mais de 90 mil pessoas.

MODALIDADES

Nesta primeira etapa de 2020, além do Rope Jumping, os Jogos de Aventura e Natureza envolvem diversas outras modalidades: vôlei de praia, corrida de orientação, corrida de aventura, parapente, mountain bike, futevôlei, corrida noturna, trail run, além da largada do Transparaná (corrida de jeep) e o Futebol das Estrelas.

Durante a semana, também serão disponibilizadas gratuitamente clínicas esportivas, de slackline e beach tennis, abertas à comunidade.

Para mais informações, acesse jogosaventuraenatureza.com

MODALIDADES
GUARAPUAVA

Parque do Lago – Slackline, beach tennis, vôlei de praia e corrida de orientação
Shopping Cidade dos Lagos – largada do Transparaná
Campo Sintético da  Academia R9 – Futebol das Estrelas

PRUDENTÓPOLIS

Salto São Francisco – Rope Jumping
Lago Municipal – slackline, beach tennis e corrida rústica
Praça da Vila Mariana – Futevôlei
Monumento Natural São João – Mountain bike

TURVO

CTG Rincão do Pinhal – slackline, beach tennis e trail run
Recanto Halma – parapente

Leia outras notícias no Portal RSN.

Comentários