22/08/2023
Guarapuava Política

Guarapuava dá vitória a Bolsonaro, mas a Região escolhe Lula

De acordo com o resultado das urnas neste segundo turno, Bolsonaro cresceu cerca de 9% no número de votos dos guarapuavanos

urna-eletronina-fim

Urna eletrônica (Foto: Arquivo/RSN)

O resultado das urnas no segundo turno das eleições presidenciais, confirmou a preferência do eleitorado guarapuavano. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não apenas venceu, a exemplo do primeiro turno, como aumentou o número de votos. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o presidente obteve 47% contra 45,52% de Lula na primeira fase das eleições.

Neste domingo (30), o ‘capitão’ saltou para 54,21%, o equivalente a 57.176 votos. Já Lula obteve 45,79% ou 48.299 votos. A diferença, portanto, é de 8.877 votos. Esse crescimento decorre de força-tarefa feita por empresários e lideranças políticas que encamparam a campanha bolsonarista. Houve intensificação, incluindo o corpo-a-corpo com o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho e o prefeito Celso Góes indo, principalmente, aos bairros da cidade.

Entretanto, em 22 municípios no entorno de Guarapuava, Lula saiu vitorioso. De acordo com o resultado final das urnas, o ex-presidente venceu em Inácio Martins, Turvo, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Bituruna, Pinhão, Cantagalo. Além de Candói, Campina do Simão, Goioxim, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pitanga, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu. E ainda, Santa Maria do Oeste, Palmital, Mato Rico, Foz do Jordão, Altamira do Paraná e Boa Ventura do São Roque.

O atual presidente venceu em Prudentópolis, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, União da Vitória e Pato Branco. No Paraná, Bolsonaro terminou o segundo turno à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com 100% das urnas apuradas, Bolsonaro teve 4.159.266 votos ou 62,40% contra 2.506.464 votos ou 37,60% de Lula. No primeiro turno, o presidente teve 55% dos votos no Estado contra 35% do adversário.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.