Guarapuava divulgou nesta quarta (12) 658 novos casos de covid-19. Desta forma o Município chega ao número de 3.180 pessoas com o vírus ativo, representando alto potencial de transmissão. Apesar dos dados alarmantes, a boa notícia é que 564 se recuperaram da doença e já estão liberadas do isolamento.
De acordo com a Saúde, a bandeira continua amarela na matriz de risco nove. No entanto em live na tarde de ontem (11) o secretário de Saúde Jonilson Pires alertou que é possível que Guarapuava passe para o bandeiramento laranja, o que significa que algumas restrições podem vir a ser impostas. Porém a Prefeitura ainda não divulgou nenhuma informação sobre o assunto.
Por fim o número de mortes desde o início da pandemia de covid-19 em Guarapuava se mantém o mesmo a mais de 50 dias. No total 619 pessoas morreram em decorrência do vírus. Dessa forma, a Secretaria lembra que as medidas de prevenção como uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool em gel permanecem necessárias, juntamente com a continuidade da vacinação contra a covid-19.
NO PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta (12) mais 12.690 casos e oito mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da covid-19 mostram que o Paraná soma 1.648.717 casos confirmados e 40.703 mortes pela doença.
A Sesa está monitorando a situação epidemiológica do Paraná e o crescimento no número de casos diários. Neste momento, o aumento está diretamente ligado com a maior circulação de pessoas em todo o Estado, devido às festividades de fim de ano.
Além disso, deve-se considerar um atraso no envio de amostras para os laboratórios credenciados do Estado, como o Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) na última semana.
Leia outras notícias no Portal RSN.