terça-feira, 8 de abr. de 2025
Cotidiano Em Alta Guarapuava Região

Guarapuava e Prudentópolis ganham novas sedes do Conselho Tutelar

Os novos espaços do Conselho Tutelar têm o objetivo de reforçar a garantia de direitos de crianças e adolescentes

Guarapuava e Prudentópolis ganham novas sedes do Conselho Tutelar (Foto: Reprodução/Bloglexos)

O Paraná vai ganhar duas novas sedes do Conselho Tutelar. As inaugurações dos espaços em Guarapuava e Prudentópolis ocorrem nesta quinta (3), com a presença do secretário do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Rogério Carboni. A inauguração dos espaços do órgão nos municípios tem o objetivo de auxiliar no fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes no Estado.

Os recursos são do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Além disso, a Sedef e a Secretaria das Cidades são os órgãos que gerenciam as obras, que coordenam o processo de licitação, contratação e execução. A inauguração do espaço do Conselho Tutelar em Prudentópolis começou às 10h30 na av. São João, 2522. Posteriormente, a cerimônia em Guarapuava está marcada para 14h avenida Pref. Moacyr Julio Silvestri, 3125.

As duas novas sedes fazem parte de um pacote de construções de 12 novos Conselhos Tutelares. Além de Prudentópolis e Guarapuava, os municípios de Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Fazenda Rio Grande, Jaguariaíva, São Mateus do Sul, Maringá, Imbituva, Cornélio Procópio e Rolândia também contam com novas sedes. Somados, os projetos representam um investimento de R$ 16,9 milhões.

Além dos recursos financeiros para as obras, o Fundo Estadual para Infância deliberou, por meio do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, a destinação de R$ 110 mil para a compra de mobiliário para equipar os 12 novos espaços. Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, os espaços fortalecem a garantia de direitos das crianças e adolescentes do Paraná.

Os Conselhos Tutelares são conselheiros e amigos das famílias. Aqueles que estejam passando por um momento delicado de convivência familiar com crianças e adolescentes devem procurar estes locais.

CONSELHO TUTELAR NO PARANÁ

As novas sedes têm um projeto padrão desenvolvido pela Secretaria das Cidades. Dessa forma, elas contam com uma área de 223 metros quadrados com recepção, cinco salas de atendimento, sala de uso múltiplo, além de vestiários, sanitários, salas de apoio administrativo e jardim interno.

Além disso, algumas das salas contam com o recurso da chamada escuta qualificada. Se trata de uma abordagem especializada para ouvir e acolher crianças e adolescentes que estão em situações de vulnerabilidade ou risco. Sendo assim, elas podem relatar as experiências sem se sentirem intimidadas ou julgadas.

Os Conselhos Tutelares estão com nova configuração desde outubro de 2023, quando ocorreu a eleição. Ao total, o Paraná tem 423 Conselhos Tutelares. De acordo com a legislação, há um conselho para cada grupo de cem mil habitantes e cada um desses conselhos é composto por cinco conselheiros. Esses representantes são eleitos para mandatos de quatro anos, são remunerados e estão sujeitos a uma avaliação contínua de desempenho.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.