22/08/2023



Guarapuava Paraná Saúde

Guarapuava e Região recebem 14.140 testes rápidos para covid-19

O Paraná distribuiu mais de 1 milhão de unidades para as Regionais. Além disso, a 5ª Regional de Saúde recebeu doses de vacina contra covid-19

TESTES

De acordo com a Saúde, o resultado do teste sai em aproximadamente 15 minutos (Foto: Clevis Massolla/AEN)

A 5ª Regional de Saúde com sede em Guarapuava e que atende 20 municípios da Região recebeu 14.140 testes rápidos para diagnóstico da covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 464.080 testes de antígeno foram distribuídos nessa quinta (6) para as 22 Regionais de Saúde do Paraná. Desde outubro de 2021 o Governo forneceu mais de 1 milhão de unidades.

Conforme o Ministério da Saúde, os exames fazem parte da estratégia do para detecção da doença em casos sintomáticos e assintomáticos. Desse modo, a ação fortalece o rastreamento do vírus, possibilitando um isolamento mais efetivo para evitar a disseminação doença.

De acordo com a Sesa, o teste rápido detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2, responsável pela infecção da covid-19. O método utilizado é a coleta de amostra da secreção respiratória. O resultado sai em aproximadamente 15 minutos.

VACINA

Nesta sexta (7) a Sesa também iniciou a distribuição da nova remessa de 567.450 vacinas contra a covid-19. As vacinas chegaram hoje ao Paraná. Os imunizantes da Pfizer/BioNTech fazem parte da 76ª pauta de distribuição do governo federal e são integralmente para população em geral.

Guarapuava recebeu um total de 19.014 vacinas para primeiras e segundas doses, além das doses de reforço. Por fim, outros municípios como Francisco Beltrão e Pato Branco também receberam mais de 10 mil doses cada.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo