Guarapuava sediou o último encontro do Fórum Regional de Planejamento e Desenvolvimento Territorial do Paraná. Organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), o evento reuniu líderes locais, sociedade civil, empresários e acadêmicos. De acordo com a agenda, a pauta discutiu instrumentos e programas públicos, incluindo o Programa Paraná Produtivo e o Observatório do Planejamento. Representantes de 84 municípios das Regiões 6, 7 e 10 participaram nessa quinta (27), na Cidade dos Lagos.
O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, destacou a importância dos fóruns para ouvir diferentes setores da sociedade. Garantindo, conforme o secretário, um orçamento estadual mais equilibrado e alinhado às realidades regionais. A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) também participou, apresentando iniciativas como as Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável, instaladas nas sete universidades estaduais, e o Paraná Empreende Mais.
O Fórum, iniciado em maio, percorreu várias cidades, culminando em Guarapuava e envolvendo todos os 399 municípios do Paraná. A conclusão fortaleceu as governanças regionais e o conhecimento sobre o programa Paraná Produtivo, apontou o diretor de Projetos da SEPL, Marcos Marini.
Leia outras notícias no Portal RSN.