22/08/2023
Guarapuava

"Guarapuava está em pleno desenvolvimento", diz Cesar Filho

imagem-119386

Da Redação

Guarapuava -n O prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS), candidato à reeleição, disse que Guarapuava é uma cidade em desenvolvimento, com obras por “todos os cantos, mais de 20 prédios e shopping em construção”. Entretanto, reconhece que ao mesmo tempo que a cidade cresce e se desenvolve, possui uma série de desafios como saneamento básico, por exemplo.

Cesar Filho foi o terceiro candidato a ser entrevistado pela RedeSul de Notícias. O candidato da coligação “Força para muito mais” falou sobre os projetos para a segurança pública com a criação da Guarda Municipal que atuará em parceria com a Polícia Militar, melhorias na rede de iluminação pública, implantação de câmeras de monitoramento em pontos críticos da cidade. Um dos principais gargalos da segurança pública de Guarapuava que é a fragilidade da Cadeia, também foi citada pelo candidato à reeleição. Ele disse que com a intervenção dos deputados Artagão Júnior- hoje secretário de Justiça do Paraná – e Cristina Silvestri, pretende transferir a cadeia para um local mais apropriado.

Respondendo à questão sorteada falou também sobre a acessibilidade nas ruas de Guarapuava e “alfinetou” quem critica a substituição de 12 quilômetros de calçamento no Centro. “Estamos dando total importância à acessibilidade com essas novas calçadas”.

Questionando pelo jornalista Rogério Thomas, Cesar Filho informou que o Portal da Transparência da Prefeitura está sendo readequado para atender recomendação do Ministério Público.

A geração de empregos e a saúde também estiveram na pauta do candidato. No primeiro item, o candidato à reeleição lembrou a capacitação de mulheres vítimas de violência doméstica, com cursos profissionalizantes, cursos do Pronatec, cursos de costura, de latoeiro, entre outros projetos que visam a qualificação da mão de obra guarapuavana. Cesar Filho destacou que Guarapuava, em 2015, foi a primeira colocada no ranking das 10 maiores cidades do Paraná, em geração de emprego.

Na resposta sobre a saúde, Cesar Filho afirmou que leva a saúde a sério e que não usa o tema como “medida eleitoral”. Como exemplo prático, citou a reforma e ampliação de 16 unidades de saúde, a construção em andamento de outras três, a renovação da frota de ambulâncias, a compra de um ônibus para o transporte de doenças para tratamento fora do domicílio, a implantação do programa Mamãe Guará, Melhor em Casa, Ambulatório para Feridas Crônicas, Mais Médicos e a contratação de novos profissionais.

A RSN já entrevistou os candidatos João Nieckars, Luciano Gago e hoje Cesar Filho. Na segunda feira (26), será a vez de Antenor Gomes de Lima, que vai encerrar a série de entrevistas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.