22/08/2023



Agronegócio

Guarapuava está sediando reunião sobre Plano Safra

imagem-75963

* Da Redação, com assessoria – edição RT

Guarapuava está sediando nesta terça feira (29) uma reunião técnica sobre o Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015. O evento, que está sendo realizado no campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), segue até às 13h00 de hoje. O evento, que é organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, representado pelo delegado federal do Desenvolvimento Agrário no Estado do Paraná, Reni Antonio Denardi, tem como objetivo orientar e esclarecer os agentes envolvidos com a operacionalização do Plano Safra, destacando assuntos do Pronaf (inclusive DAP), SEAF/Proagro Mais, PGPAF, ATER e PAA, entre outros instrumentos de política pública.

“Todo ano o governo procura reformular esse plano. O MDA resolveu fazer essas reuniões porque o agricultor familiar não possui tanto acesso a informações como o agricultor empresarial. Na reunião, será repassado sobre taxa de juros, limite de créditos, receita máxima para se enquadrar como agricultor familiar, enfim, nortear todos os pontos da agricultura familiar”, explica o assessor técnico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Nilson Hanke Camargo.

A reunião é aberta a todos os interessados, principalmente agentes financeiros (bancos e cooperativas de crédito), entidades prestadoras de serviços de Ater, secretarias municipais de agricultura, organizações de agricultores familiares (sindicatos e cooperativas), entre outros.

Essa reunião técnica é realizada pelo MDA com o apoio de diversas organizações governamentais e não governamentais.

A reunião conta com a presença de Mauri Andrade, coordenador-geral do departamento de financiamento e proteção da produção, da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA. Alguns pontos principais das reuniões serão: Introdução com informações gerais sobre o Plano Safra e a importância da Ater; Detalhamento das Mudanças no Pronaf Crédito Rural; Detalhamento das mudanças no SEAF (e PGPAF); Operacionalização pelos Agentes Financeiros (BB, Cresol e Sicredi) e Entidades de Ater. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo