Em função da diminuição nos números de novos casos e morte por covid-19 em Guarapuava, a Prefeitura anunciou a flexibilização das medidas vigentes. Atualmente, o município está na bandeira amarela sob o índice de 5. Desse modo, houve ampliação da capacidade de atendimento de estabelecimentos e igrejas. As alterações já estão vigentes desde essa quarta (1).
Além disso, ficam permitidos eventos com a participação de no máximo, 300 pessoas, seguindo o protocolo de prevenção à covid-19. Entretanto, ainda continua proibida a realização de bailes, shows e baladas e o funcionamento de casas noturnas. Leia o decreto na íntegra. O município terminou o mês de agosto com 951 novos casos e 18 mortes por covid-19.
DECISÃO
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura explicou que o Comitê de Crise, juntamente com a Administração Municipal, analisou cada setor em todos segmentos para determinar os ajustes no bandeiramento. O secretário de Saúde, Jonilson Pires, fez um comparativo entre os meses.
Levando em conta o índice de retransmissão, de mortalidade e ocupação dos leitos de UTI, estamos em um dos cenários menos críticos deste ano. Mas a matriz ainda é o nosso norteador e, dependendo da evolução nos próximos quinze dias, poderemos retroceder com algumas restrições.
Apesar da flexibilização, o secretário de Saúde ressalta que mesmo com a ampliação da capacidade de público em alguns locais, as medidas sanitárias devem ser respeitadas.
“As mudanças estão sendo feitas, mas com o cuidado necessário. A manutenção delas depende do comprometimento de cada pessoa. Por fim, temos que aprender a conviver com o vírus e o melhor modo é a higiene e vigilância constante”.
Leia outras notícias no Portal RSN.