22/08/2023
Guarapuava Saúde

Guarapuava ganha Departamento de Atenção Domiciliar

Departamento vinculado à Secretaria de Saúde tem como um dos principais 'braços', o programa federal 'Melhor em Casa'

maria thereza

Maria Thereza Melhem Pelissari (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

Um trabalho de destaque pelo alcance social e humanitário finalmente é reconhecido em Guarapuava. Após mais de três anos de reivindicação, a Câmara de Vereadores aprovou a criação do Departamento de Atenção Domiciliar. Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o departamento tem como um dos principais ‘braços’ o programa federal ‘Melhor em Casa’.

De acordo com a coordenadora do programa, Maria Thereza Melhem Pelissari, com o departamento a entrega de medicamentos e de insumos será feito nos domicílios. “Hoje, por exemplo, as pessoas têm que pegar fraldas em um lugar, bolsas de colostomia, em outro. Agora tudo vai ficar num lugar só e a equipe vai levar na casa do paciente”.

Para controle há um cadastro único. “É uma maior facilidade às famílias que contam com pacientes em casa”. O atendimento, segundo Maria Thereza, é todo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme Maria Thereza, hoje a equipe composta por 23 pessoas, atende cerca de 2,5 mil pacientes. A maioria é composta por pacientes de oncologia (87%), com idade média entre 40 e 50 anos. “Temos crianças também”.

Esse atendimento é uma parceria com o Cancer Center. Em seguida, vêm pessoas que sofreram de AVC (8). Criado em 2013 pelo governo da ex-presidente Dilma Roussef (PT), o ‘Melhor em Casa’, também faz curativos em domicílio. “Temos hoje 90 pacientes que possuem escaras [feridas] de todos os tamanhos”.

ALTRUÍSMO

Mas há um trabalho que supera tudo isso. É o espírito altruísta que move a equipe. Nesse sentido, o acompanhamento se amplia com o respeito às diferentes culturas de cada família. “O nosso vínculo com a família do paciente é tão grande que conhecemos as crenças, o modo de viver de cada um. E o nosso respeito vai até o momento da morte, pois acompanhamos a família até esse momento. Estar com a família nesse momento é um grande diferencial. É muito importante”.

De acordo com Maria Thereza, como a equipe acompanha a evolução da doença, a família já vem sendo preparada para a passagem. Mas o atendimento aos familiares continua também após a morte.

ENTRE OS MELHORES DO PAÍS

E é essa dedicação, esse amor incondicional, o comprometimento e qualidade do serviço prestado que coloca Guarapuava em destaque no Ministério da Saúde. “Entre 500 municípios estamos em 20º lugar. Estamos entre os melhores do país”. Além disso, o serviço que atende das 7h às 22h, em breve passará a ser de 24h.

Conforme Maria Thereza, a atenção domiciliar é o futuro da saúde pública. “E Guarapuava está à frente pelo entendimento do prefeito Celso Góes e do presidente da Câmara, Pedro Moraes”.

SERVIÇO

O Departamento de Atenção Domiciliar fica na rua Guaíra Guaíra, 2069, em frente a sede da Banda Municipal, em Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.