22/08/2023

Guarapuava ganha movimento na luta pelo teatro municipal

A Comissão de dança que integra o Movimento Pró Cultura criado recentemente em Guarapuava reúne-se no final da tarde desta sexta-feira (4), às 18h30, no miniauditório da Unicentro. Para esse encontro a delegado do Setorial de Dança do Paraná, Rossana Mafredini está convidando grupos e companhias de danças para se unam ao movimento cujo objetivo maior é a construção de um teatro em Guarapuava. A pauta do encontro desta sexta-feira será a apresentação o pré-projeto do Teatro, a formação uma comissão da dança e a elaboração um pré-projeto de ações culturais para o Teatro de Guarapuava.
O Movimento Pró-Cultura foi proposto pela Academia de Letras, Artes e Ciências (ALAC), sob a presidência da socióloga Mara Magdalena Nerone. Um pré projeto arquitetônico foi executado e doado pelo arquiteto Paulo Ernesto Siqueira Martins. Cópia do projeto já foi entregue, entre políticos, ao deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS).
De acordo com Rossana Manfredini, em 8 de fevereiro o Movimento Pró-Cultura ganha corpo com o apoio do Cube Soroptimista Internacional e com a sua própria participação como delegada do Setorial de Dança do Paraná numa reunião realizada na Odontologia Abreu. A pauta era discutir o Teatro de Guarapuava. Rossana havia recebido um documento, o “ Dança/PR” da representante do Colegiado Setorial de Dança da Região Macro Sul, Marila Velloso, o qual apresenta várias reivindicações que seriam entregues ao Secretario de Cultura do Estado do Paraná Paulino Viapiana, dentre eles a criação de espaços culturais (teatros) evidenciando a urgência dessa obra em Foz Iguaçu e Guarapuava.
A ideia de segmentar o movimento criando comissões foi uma proposta da presidente da ALAC. Segundo Rossana Manfredini, a divisão foi constituída em artes visuais, dança, música e teatro. Outras reuniões já aconteceram e agora cada comissão busca agregar adeptos para encampar o movimento.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.