*Reportagem com vídeo
A Secretaria de Saúde de Guarapuava já está disponibilizando as doses bivalentes contra a covid-19 para maiores de 18 anos. O Ministério da Saúde (MS) ampliou o público vacinal nessa segunda (24). Em Guarapuava, a aplicação das doses para o novo grupo começou na manhã desta terça (25). A recomendação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses monovalentes.
De acordo com a recomendação do MS, o objetivo é reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal no Brasil. Cerca de 97 milhões de pessoas podem procurar as unidades de saúde nesta etapa, que faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação.
IMUNIZAÇÃO
No entanto, a orientação vale para quem já recebeu pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) como esquema primário ou como dose de reforço. É necessário respeitar um intervalo de quatro meses da última dose. Além disso, quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde.
Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Guarapuava Marlene Terezinha Borecki, o município tem doses disponíveis para este novo público. Então, todas as pessoas já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (Ubs’s) para se imunizar.
Há muitas vacinas que precisam ser utilizadas o quanto antes, para que não expire o prazo de validade. Por isso, eu peço para que todos procurem as unidades e se imunizem.
Até esta segunda (24), mais de 11.600 pessoas dos grupos prioritários receberam a vacina com as doses bivalentes em Guarapuava. O estoque, até o momento, conforme ressalta Marlene, é de cerca de seis mil doses do imunizante.
PARANÁ
No Paraná, o secretário de Saúde Beto Preto anunciou um estoque de pouco mais que 150 mil doses que serão descentralizadas. Assim, com a nova recomendação do Ministério da Saúde, o Paraná vai adotar estratégias para aumentar a cobertura vacinal. Confira o vídeo abaixo.
Leia outras notícias no Portal RSN.