22/08/2023
Cotidiano

Guarapuava intensifica o combate às drogas

Cristina Esteche

Começa nesta terça feira (23) uma série de atividades que visam o combate às drogas, em Guarapuava.  Uma panfletagem vai atingir escolas da rede pública e do ensino privado, comunidades terapêuticas,  rede de saúde, entre outros órgãos e entidades,. O principal objetivo é conscientizar a sociedade sobre a prevenção e conscientização sobre o tema. “Estaremos com várias intervenções para chamar a atenção sobre essa problemática”, disse o psicólogo Giovane Caetano Jaculski, que trabalha com o tema no gabinete municipal da deputada Cristina Silvestri. Segundo ele, o trabalho envolve também o Departamento de Políticas Públicas contra as drogas, da Secretaria Municipal de Assistência Social; Faculdades Guarapuava e Campo Real; Caps AD,  Caps AD 3, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Centro de Referência em Assistência Social (Cras), com apoio da Rede Sul de Notícias.

Várias ações pautam o trabalho.  Na quarta feira (24), o projeto Formando Cidadão, que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social, num espaço dentro do Quartel da Polícia Militar, fará uma parada, às 9h30, em frente ao 16º Batalhão da PM. Paralelamente, grupos de dança e de canto do projeto social da Repinho Reflorestadora farão recitais nas três comunidades terapêuticas do município.

Ainda na quarta feira (22), o CAPS AD, promove às 9h, caminhada e jogo de futebol com os usuários de álcool e droga que são atendidos na unidade. Para o dia 26 está marcada uma caminhada, com saída da Praça Cleve às 14h, seguindo até o terminal Estação da Fonte. Uma barraca será montada no calçadão da XV de Novembro para a distribuição de material educativo, segundo informou a coordenadora da CAPS AD, a enfermeira Ivani Mormino Kuster.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.