Guarapuava não possui casos de dengue confirmados

Epidemiologia promove dia D de vacinação contra a febre amarela e enfrentamento ao aedes aegypt

(Foto: Arquivo)

A Vigilância Sanitária e o Departamento de Epidemiologia de Guarapuava informaram que dos seis possíveis casos de dengue relatados neste ano, nenhum foi confirmado. Três ainda aguardam resultado. Além disso, foram encontrados focos do mosquito em 24 locais no município.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, para combater a proliferação do mosquito, cerca de 300 agentes de endemias visitam residências e estabelecimentos diariamente. As ações dos agentes consistem em verificar possíveis focos, coletar material para análise e orientar a população.

Com o alerta em relação à dengue e também à febre amarela, a Vigilância Sanitária e o Departamento de Epidemiologia, da Secretaria de Saúde de Guarapuava, promovem duas importantes ações no fim de semana. O Dia D de vacinação contra a febre amarela e o Dia D de enfrentamento ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses.

No Dia D de vacinação contra a febre amarela, o Departamento de Epidemiologia vai reforçar o calendário de vacinação mantido nas Unidades Básicas de Saúde. “No próximo sábado (13), todas as Unidades Básicas de Saúde vão estar abertas para a imunização. Essa prevenção é importante, pois a Secretaria de Estado da Saúde confirmou o quarto caso de febre amarela no Paraná”, afirmou a chefe de Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

É preciso apresentar a carteira de vacinação e, caso não tenha, um documento com foto. “Quem já tomou a vacina uma vez na vida está protegido da doença”, reforçou Chayane. A vacina é recomendada a partir de 9 meses até 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos precisam de liberação médica.

Já a ação contra o mosquito transmissor da dengue será em dois dias. Na sexta (12), as equipes estarão em toda área central de Guarapuava. Já no sábado (13), as UBS do município (Unidades Básicas de Saúde), com exceção das unidades do Guairacá e Primavera, estarão abertas para imunização contra a febre amarela.

“As equipes vão orientar e fazer vistorias nas residências e estabelecimentos comerciais, para identificação e remoção de focos do aedes aegypti”, informou o diretor da Vigilância Sanitária e Ambiental de Guarapuava, Rodrigo Córdova.

 

NO ESTADO

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou 530 novos casos de dengue no Estado, conforme o boletim divulgado nessa terça (9). O balanço desta semana indica o total de 2.553 casos da doença, contra 2.023 na semana anterior.

Também foi confirmada uma morte por dengue em Cascavel – uma mulher de 80 anos, portadora de hipertensão arterial e diabetes, que contraiu a doença na cidade onde residia. Agora, são três mortes causadas pela doença no Estado. Os outros dois casos foram registrados em Londrina, em pessoas que moravam no município.

Relacionadas

INSTABILIDADE

Fim de semana deve ser de tempo instável em Guarapuava

DIA DE FOLGA

Dia do Servidor Público terá ponto facultativo em Guarapuava

DESTAQUE

UTFPR lidera ranking com mais cursos com nota máxima no Enade

Comentários