22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Guarapuava não tem chuva “considerável” desde junho

Em julho, até o momento, só choveu 0.8 milímetros no município

campos-de-inverno-guarapuava

Campo em Guarapuava (Foto: Ronny Gärtner/Guarapuava de Outro Ângulo)

O tempo seco, comum do inverno, continua rondando todo o Paraná. Em Guarapuava, o último registro de chuva “considerável” ocorreu no dia 30 de junho, quando o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou 12.4 milímetros de chuva no terceiro planalto. Em julho, até esta quarta feira (18), Guarapuava só havia registrado 0.8 mm.

De acordo com o meteorologista Cezar Gonçalves Duquia, do Simepar, a falta de chuva nesta época do ano já era esperada por especialistas. Em Guarapuava, por exemplo, há probabilidade de chuva apenas para a próxima terça feira (24), porém, a incidência será baixa, com previsão de apenas 0.6 mm. Segundo o Simepar, o período seco deve seguir, pelo menos até o fim de agosto.

Para esta semana, ainda segundo o Simepar, não deve chover em nenhuma região do terceiro planalto. Além do clima seco, deve esquentar. Para esta quarta (18), a máxima prevista é de 25ºC e a mínima de 13ºC. Para amanhã (19), a máxima cai um pouco, para a casa dos 20ºC, e a mínima vai para 9ºC.

O tempo frio deve voltar a aparecer no sábado (21), quando a máxima será de 15º e a mínima de 7ºC.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.