Um levantamento feito pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) apontou Guarapuava na 868º posição em um ranking nacional que elenca as cidades do Brasil com mais mortes por armas de fogo. O estudo, que foi divulgado na última quinta feira (18), focaliza os últimos 30 anos de mortalidade por armas de fogo no Brasil. Entre os pontos abordados estão homicídios, suicídios e acidentes pela ação das armas. Também é apontado no documento a incidência de fatores como o sexo, a raça/cor e as idades das vítimas dessa mortalidade.
O documento mostra que na época do levantamento Guarapuava tinha 167.328 habitantes. Entre 2008 e 2010 a cidade registrou 36 homicídios com armas de fogo.
O Cebela ainda fez outros estudos como o número de homicídios de jovens no Brasil. Neste caso, Guarapuava ficou na 241º posição no ranking nacional. O documento mostra que só em 2011 o munícipio registrou 16 assassinatos de jovens na cidade.
No Mapa da Violência também são apontadas as características da evolução dos óbitos por armas de fogo nas 27 Unidades da Federação, as 27 Capitais e nos municípios com elevados níveis de mortalidade causada por armas de fogo. O Mapa da Violência analisou 5.565 munícipios brasileiros.