22/08/2023
Guarapuava Paraná Região Turismo

Guarapuava passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

O município integra a 'Terra dos Pinheirais'. O Paraná teve 15 Regiões cadastradas e reconhecidas pelo Ministério do Turismo

turismo-Guarapuava-parana-46

Conforme o MTur, Guarapuava integra a Região da ‘Terra dos Pinheirais’ (Imagem: Divulgação)

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro e o Paraná teve 15 Regiões cadastradas e reconhecidas. Integrando o levantamento, Guarapuava aparece no Mapa junto de outras 209 cidades do Estado. De acordo com o MTur isso quer dizer que 52% dos municípios do Paraná estão dentro do radar nacional.

No Brasil, são 2.542 municípios distribuídos em 322 Regiões turísticas. Conforme o Governo Federal, o Mapa é um instrumento que reúne locais que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. Além disso, identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada Região.

Para o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza “Integrar o Mapa do Turismo Brasileiro é imprescindível para ficar em consonância com os princípios da Política Nacional de Turismo”.

REGIÕES TURÍSTICAS DO PARANÁ

De acordo com Mapa do Turismo Brasileiro, o Estado possui 15 Regiões Turísticas que oferecem experiências diferentes. Assim sendo, são nominadas de Campos Gerais; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Corredores das Águas; Ecoaventuras, Histórias e Sabores; Entre Matas, Morros e Rios; Lagos e Colinas, Litoral do Paraná e Norte do Paraná. Além de Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão e Sul do Paraná. Por fim, Terra dos Pinheirais; Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.

Conforme o Paraná Turismo, que é uma autarquia estadual, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), a diversidade cultural e geográfica do Paraná faz do estado uma Região muito visitada e requisitada por brasileiros e estrangeiros.

Aqui, cada Região apresenta encantos especiais com surpresas que conduzem todos os seus visitantes a viagens inesquecíveis. Deixe-se seduzir por essas terras. Seja qual for o seu estilo, você vai se surpreender!

TERRA DOS PINHEIRAIS

Jardim Europeu – Parque das Araucárias (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Guarapuava compõe junto de outros 10 municípios da Região a área da Terra dos Pinheirais, que se destaca pelas florestas de araucária. Conforme o Paraná Turismo, a área tem clima temperado, rios caudalosos e a cultura é rica e diversificada. No município o ‘Roteiro Terra da Cevada’, no Distrito de Entre Rios, é uma das atrações que fazem de Guarapuava referência no turismo estadual.

Além disso, conforme o Ministério do Turismo (MTur) “vale a pena conhecer os templos religiosos das diversas etnias, eventos culturais, grupos folclóricos e práticas artesanais” da Região. As agroindústrias também se destacam, assim como as hospedagens de Irati, as famosas Cachoeiras Gigantes, em Prudentópolis e as belezas naturais da Região.

Destaque especial para os museus e igrejas ucranianas, a saborosa gastronomia, o artesanato refinado, a dança, a música e a arquitetura.

(Imagem: Divulgação)

Por fim, os municípios que pertencem à Região da Terra dos Pinheirais são Bituruna, Fernandes Pinheiro, Guaramiranga, Imbituva, Irati, Inácio Martins e Mallet. Além de Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares e União da Vitória.

CRITÉRIOS PARA INTEGRAR O MAPA

Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria Federal nº 41/2021. Um deles é possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Além disso, também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, as administrações públicas devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mariana Valente

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.