22/08/2023
Em Alta Guarapuava Segurança

Guarapuava passa a integrar ‘Olho Vivo’ e terá mais 40 câmeras

Atualmente a cidade tem 120 câmeras, mas ganhará outras 40 que funcionarão por meio do Programa Olho Vivo, em parceria com governo do estado

Câmeras de segurança (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Atualmente, Guarapuava conta com 120 câmeras de monitoramento municipal em operação. Elas estão distribuídas em todos os bairros da cidade, instaladas em pontos estratégicos como cruzamentos de grande fluxo, entradas e saídas do município. Além de locais de ampla circulação, como a Lagoa das Lágrimas, Parque do Lago, Trevo do Índio, Lagoa Dourada e Praça da Ucrânia.

Mas a segurança vigiada na cidade será ampliada com 40 novas camêras de monitoramento. Isso porque o município passa a integrar o Programa Olho Vivo, uma iniciativa do Governo do Estado que vem ao encontro do projeto já desenvolvido no município desde a gestão municipal anterior, do então prefeito Celso Góes.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, a adesão ao Programa Olho Vivo, amplia o uso de videomonitoramento inteligente no município. E com isso projeta uma nova etapa de integração com o Centro de Controle Operacional (CCO). A estrutura já funciona há mais de um ano na cidade.

OLHO VIVO

O programa utiliza câmeras de alta tecnologia com inteligência artificial e com funcionamento ininterrupto. Desse modo, elas são capazes de fazer a leitura automática de placas, análise de comportamento, identificação de padrões suspeitos e rastreamento de veículos. As informações são integradas aos sistemas das forças de segurança, permitindo ações mais rápidas, preventivas e orientadas por inteligência.

Nesta fase inicial, a gestão das imagens permanece sob responsabilidade das forças de segurança estaduais. Em um segundo momento, está prevista a integração completa com o CCO de Guarapuava, ampliando a atuação conjunta entre Estado e município.

Em funcionamento há mais de um ano, o Centro de Controle Operacional (CCO) já se consolidou como uma ferramenta essencial para a segurança, o bem-estar e a proteção da vida da população. Isso porque as imagens captadas não ficam armazenadas apenas. São utilizadas estrategicamente no apoio de ações das forças de segurança. Além da segurança pública, o CCO também contribui para a gestão inteligente da cidade, apoiando ações de mobilidade, fiscalização, defesa civil e atendimento a emergências.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN. @gilson_boschiero

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.