22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Guarapuava passa a ser polo de aplicação do Exame da OAB

De acordo com a OAB em Guarapuava, o exame atrairá candidatos também da Região e colocará a cidade como polo permanente do Exame da Ordem

panoramica_cidade_01

Guarapuava passa a sediar polo de aplicação do Exame da OAB (Foto: Reprodução/Bem Paraná)

A localização geográfica privilegiada de Guarapuava colocou o município no circuito dos exames da Ordem dos Advogados. De acordo com a entidade no Paraná, o presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, José Alberto Simonetti, deliberou a inclusão nessa terça (17). Conforme a OAB, a decisão atende a um pedido antigo da diretoria em Guarapuava e, também do Paraná.

Entretanto, segundo o presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, a aplicação das provas já em 2021 será em sistema de rodízio, junto com Jacarezinho. “Ainda na nossa campanha, quando estivemos na Subseção, ouvimos colegas reiterando o pedido e nos comprometemos a dar uma solução. Agora veio a boa notícia.

Iniciaremos em sistema de rodízio. Mas acredito que o número de candidatos logo levará o Conselho Federal e estabelecer a cidade como sede permanente do Exame de Ordem. A presidente Maria Cecília Saldanha e sua diretoria, bem como o conselheiro Marcos de Carvalho e a medalha Vieira Neto, Edni de Andrade Arruda, merecem nosso reconhecimento, pois lutaram incansavelmente por essa conquista.

Para a presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha, a inclusão do município sinaliza o bom alinhamento da Subseção com o Conselho Federal e OAB Paraná em atender demandas da categoria no município. “Agora, a Subseção continuará as articulações para que Guarapuava seja sede permanente da aplicação”.

OS NÚMEROS

Para se ter uma ideia da importância de Guarapuava sediar de forma permanente o Exame da Ordem, vamos aos números. Guarapuava possui dois cursos de Direito. Durante o exame unificado da OAB, o Centro Universitário Campo Real aprovou em 2019, 22,70% dos 130 bacharéis inscritos. Enquanto a Faculdade Guarapuava obteve 5,48% de aprovação entre 65 que prestaram o exame.

De acordo com a SubSeção de Guarapuava, a cidade e Região contam com 985 advogados. Eles estão distribuídos em Guarapuava, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão. Assim como, Reserva do Iguaçu e Turvo. Dessa forma os exames serão aplicados em Guarapuava atrairão também bacharéis da Região.

Leia outras no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo