Guarapuava reafirma o protagonismo no cenário nacional da cevada e do malte ao marcar presença no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu. De acordo com a Prefeitura, com um estande personalizado e estrategicamente posicionado, o município levou a tradição agrícola, a potência industrial e o crescimento do turismo ligado à cultura cervejeira.
Reconhecida como ‘Capital Nacional da Cevada e do Malte’, Guarapuava é responsável por cerca de 30% da cevada consumida no Brasil. Além de ser sede de uma das maiores maltarias da América Latina. A cidade investe agora, conforme a Prefeitura, na valorização das cervejarias artesanais e no processo de obtenção do selo de Indicação Geográfica (IG). Certificação que está sendo pleiteada junto ao INPI pela Guaracerva, a Associação das Cervejarias Artesanais de Guarapuava.
Durante o festival, o prefeito Denilson Baitala destacou que a participação fortalece a imagem como referência produtiva e turística. Já o secretário de Turismo e Eventos, Álvaro Grummt, frisou a importância da presença no Festival Internacional de Turismo como uma ação estratégica de promoção da cidade. Ele também destacou o lançamento oficial da Festa Nacional da Cevada e do Malte, que ocorrerá entre 14 e 16 de novembro.
No estande guarapuavano, de acordo com Álvaro Grummt, os visitantes podem conhecer a história local, degustar cervejas artesanais premiadas e dialogar com produtores e representantes da cadeia produtiva da cevada.
Conforme a gestão municipal, estar entre os 1.800 expositores do Festival das Cataratas é mais do que visibilidade. Trata-se de garantir inovação, negócios e identidade cultural como estratégia de desenvolvimento.
Leia outras notícias no Portal RSN.