Durante o fim de semana, o ginásio do Sesi, em Guarapuava, foi tomado por judocas de todo o Paraná. A cidade recebeu o Campeonato Paranaense de Judô sub-13 e sub-23. Em três áreas de luta, os atletas competiram em 32 categorias. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e a Federação Paranaense de Judô.
A torcida compareceu para prestigiar os atletas, como a família da judoca guarapuavana faixa amarela, Ana Clara Carraro Paesani, 11 anos. A mãe, Francielli Patrícia Carro, sempre acompanha a atleta em competições. “Hoje viemos eu, meu marido e meus pais. O apoio da família é fundamental nesses momentos”. A faixa amarela Fernanda Rigoni, de Palmeira, também recebeu grande apoio. “A Fernanda começou a lutar por vontade própria e, com isso, fez com que toda a família também gostasse do judô”, assegura o pai da menina, André Luiz Rigoni.
Os judocas mais experientes também estiveram em Guarapuava. O atleta curitibano faixa preta Felipe Fernandes Soares, 18, já participou de vários campeonatos e aprovou a recepção dos guarapuavanos. “O frio que faz hoje não estraga a beleza do evento. Competições como essa ajudam a dar visibilidade ao esporte e Guarapuava sempre realiza bem os eventos, o que ajuda na divulgação do judô”.
O coordenador do evento, o sensei Onofre Carioca, avalia que a competição superou as expectativas e os parceiros foram fundamentais para o bom andamento do torneio. “Junto com a federação, fizemos uma festa maravilhosa em Guarapuava e também não podemos esquecer a participação do Samu, que foi essencial para atender nossos atletas paranaenses”.
Na abertura oficial estavam presentes o secretário de Esportes, Celso Góes, e o presidente da Federação Paranaense de Judô, Luis Iwashita, e representantes de entidades. A Banda Municipal de Guarapuava deixou o evento ainda mais alegre. Os vencedores desta etapa participarão do Brasileiro que acontecerá em agosto, em João Pessoa (PB), para categoria sub-13; e no Rio de Janeiro (RJ), para os atletas do sub-23.
Com Assessoria