22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Guarapuava recebe oficina gratuita de cenografia com inscrições ainda abertas

Projeto "Núcleos Paranaenses de Cenografia" ocorre na Unicentro, com aulas ministradas pelo premiado cenógrafo Gelson Amaral

Cenógrafo Gelson Amaral (Foto: Divulgação)

Guarapuava está sediando uma oficina gratuita de cenografia destinada a formar novos profissionais para as artes cênicas. As aulas do projeto “Núcleos Paranaenses de Cenografia” começaram no dia 22 e seguem até 31 de outubro. A boa notícia para os interessados é que as inscrições continuam abertas.

As atividades ocorrem no prédio da licenciatura em Arte da Unicentro (Rua Padre Salvador, 875, Santa Cruz), de segunda a sexta, no período noturno. O projeto, que pretende capacitar mais de 300 profissionais no Paraná, integra o edital Qualifica Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.

A iniciativa busca preencher uma lacuna na formação técnica para artes cênicas (teatro, música e dança), área com poucas opções de profissionalização no Brasil. Em Guarapuava, a oficina conta com o apoio do curso de Licenciatura em Arte da Unicentro.

CENÓGRAFO PREMIADO

Quem comanda a imersão é Gelson Amaral, um dos grandes nomes da cenografia nacional. Formado em Arquitetura (UEL) e com passagem pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT) de Antunes Filho, Amaral recebeu o Prêmio Shell de Melhor Cenografia em 2002 pelo espetáculo “Da Arte de Subir em Telhados”.

“Os ofícios de profissionais das áreas técnicas do teatro são aprendizados adquiridos muitas vezes na prática”, analisa Amaral. De acordo com ele, a ideia é criar um espaço de experimentação onde os participantes possam vivenciar os estudos da linguagem cenográfica, projeção de cenários, experimentos com maquetes e confecção de projetos.

A metodologia é prática e todo o material é gratuito. O cronograma inclui também uma visita técnica guiada ao Teatro Municipal Marina Karam Primak.

COMO PARTICIPAR

O projeto é direcionado a profissionais que já atuam na área e também a iniciantes que buscam novas possibilidades de trabalho. São 40 vagas para pessoas maiores de 18 anos.

Além de Gelson Amaral, participam da proposta a pesquisadora Carin Louro e o ator e diretor Marcos Martins. A produção executiva é de Álvaro Canholi, da PÁ! Artística.

As inscrições são gratuitas e ocorrem pelo formulário online disponível no link: https://linktr.ee/oficinasdecenografia.

O projeto também garante acessibilidade, com vídeos didáticos com tradução em libras e espaços que permitem autonomia e segurança a todos os participantes.

Depois de Guarapuava, o projeto segue para Curitiba e Paranaguá. Mais informações no e-mail nucleosartesdacena@gmail.com ou nas redes sociais (@nucleos_pr_cenografia).

*Com informações Coorc Unicentro

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.