22/08/2023
Agronegócio

Guarapuava recebe oficina sobre produção de leite

imagem-96220

Bárbara Franco 

Guarapuava está recebendo uma oficina temática sobre inovação e sustentabilidade na produção de leite. As discussões tiveram inicio na tarde desta terça feira (28) e seguem até esta quinta feira (30), no Hotel Kuster, no centro de Guarapuava.  O evento conta com 60 participantes de todas as regiões do Estado do Paraná.

Estão sendo  apresentadas diversas palestras e painéis sobre o assunto. O professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rogério Barbosa Macedo, vai falar  sobre as boas experiências de organização produtiva e soluções tecnológicas na produção de leite. De acordo com Macedo o objetivo maior da universidade pesquisadora sobre a produção e do leite é melhor a qualidade do produto do agricultor familiar bem como a sua qualidade de vida.

 “ O nosso trabalho como pesquisadores nos permite fornecer informações importantes sobre a produção leiteira para os agricultores e contribuir para a melhoria de sua produção”.

De acordo com o Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário do Paraná, Reni Antonio Denardi, o principal objetivo do encontro é articular ações de formação de agentes de Ater e outras, que possam qualificar processos de inovação na agricultura familiar, em especial na produção sustentável de leite no Paraná. 

Os participantes do encontro  são as entidades prestadoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural  (ATER) para agricultores familiares e assentamentos da reforma agrária (Adeop, ArcafarSul, Biolabore, Ceagro, Cooperiguaçu, Cooptrasc, Fundação Terra, IBS e ICAF/Deser), organizações representativas de agricultores familiares (Fetaep, Fetraf, MST/Via Campesina, Unicafes), núcleos de pesquisa e extensão de universidades públicas (federais e estaduais), pesquisadores bolsistas do MDA/CNPq, Embrapa, SEAB, IAPAR, CPRA, Emater, MDA e INCRA .

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.