O XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que ocorre em Guarapuava entre os dias 10 e 12 de julho deve fomentar a discussão sobre turismo religioso e formas sustentáveis de explorar o setor pelo mundo.
Entre os 35 palestrantes previstos para o evento, está a pesquisadora mexicana, María Enriqueta S. Vallejo, que abordará o tema Virgem de Guadalupe, Imperatriz da América.
Além disso, ela presenteará Guarapuava com uma réplica do manto de Nossa Senhora, que ficará na Casa de Formação de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe. “Nos últimos anos tenho pesquisado sobre temas religiosos para congressos de turismo religioso em diferentes países. Também participo de colóquios sobre santuários. Estarei, entretanto, esperando todos de braços abertos para a palestra”, destacou a pesquisadora. A entrega oficial será dia 11, às 19h, na catedral Nossa Senhora de Belém.
Pesquisadores, acadêmicos, profissionais e especialistas de diversos países, como Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, México, Honduras, Espanha e Portugal também estão confirmados. Na programação do congresso estão previstas ainda conferências, palestras, debates, rodadas e espaços de negócios, projeto jovem e shows culturais.
A partir de 12 de julho, os participantes também poderão apreciar a gastronomia local. Os visitantes poderão degustar pratos típicos no Festival de Inverno Gastronômico. A atividade integra a Feira da Agroindústria e o Festival de Cervejas Artesanais.