Guarapuava se destaca por baixo índice de covid-19 em rede nacional

Entre 30 municípios, Guarapuava apresentou o menor índice de contaminados por covid-19 no PR, e fica fora da média registrada

Guarapuava se destaca por baixo índice de covid-19 em rede nacional (Foto: Reprodução/Secom/Anderson Zacalusni)

O município de Guarapuava está na última colocação, entre 30 municípios paranaenses, em relação ao índice de covid-19. Entretanto, neste caso, estar em último lugar é um sinal positivo. Em reportagem no fim de semana no Jornal Nacional, Guarapuava ocupou a 30ª colocação.

Assim, se destacou por apresentar baixo índice de covid-19 em relação a outros municípios. Logo, Guarapuava está fora da média registrada para a doença. Conforme o prefeito Cesar Filho, o resultado é motivo para agradecer. Porém, ainda há muito trabalho pela frente.

(Imagem: Reprodução)

Guarapuava tem um pouco mais da metade de contaminados do que o penúltimo colocado, que é Apucarana. Só tenho que agradecer e reconhecer o apoio de todos ao longo desse processo. Ainda é cedo para comemorar. Mas é certo que estamos indo muito bem até aqui.

MONITORAMENTO

Além disso, de acordo com o prefeito, o baixo índice é resultado do monitoramento iniciado em março. “Guarapuava começou o monitoramento em março, no início da pandemia. Essa é a diferença de quem soube enfrentar a doença. Claro que ainda não terminou, e todo o cuidado é necessário”.

Outro destaque para que o município ficasse fora da curva de contaminação, é a criação do serviço de Call Center. O serviço de atendimento de pacientes com sintomas da covid-19, é uma das principais medidas de enfrentamento à pandemia. Isso porque auxilia na triagem dos casos. Além disso, ajuda na orientação da população por meio do telefone ou de videochamadas.

O Call Center também ajuda a diminuir a frequência de pessoas nas Unidades de Pronto Atendimento – Upa e Unidade Básicas de Saúde – UBS. O serviço funciona pelo telefone 0800 642 0019, das 8h às 23h.

OUVIDORIA

Outra ferramenta é o canal planejado e oferecido pela Prefeitura é a Ouvidoria. Assim, a população pode fazer denúncias sobre pessoas que não estão cumprindo as medidas estabelecidas em decretos municipais. Desta forma, por meio do 156, os moradores podem denunciar irregularidades em estabelecimentos comerciais ou em praças e parques públicos.

Assim, para reforçar os cuidados, os agentes de fiscalização e a equipe da Ouvidoria mantêm o atendimento nos fins de semana. Conforme a direção da Ouvidoria, a equipe trabalha de segunda a domingo, das 8h às 22h. O atendimento é via telefone 156, e pelo sistema on-line da Ouvidoria.

5ª REGIONAL

De acordo com a Sesa, a 5ª Regional de Saúde do Paraná, que tem sede em Guarapuava é a regional com menor incidência da covid-19, conforme boletim dessa segunda (31). Assim são 346 casos confirmados para cada 100 mil pessoas. Por fim, a regional mais afetada é a 1ª Regional de Saúde com sede em Paranaguá. A RS tem 1.740 casos confirmados, para cada 100 mil pessoas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

COVID-19

Dois casos de covid-19 foram confirmados em Guarapuava neste domingo

SETEMBRO AMARELO

Pandemia reforça novos cuidados com a saúde mental

DIA DA ÁRVORE

Instituto Água e Terra desenvolve ação para o Dia da Árvore

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com