22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Guarapuava se torna a capital da ‘Ordem DeMolay’

Cidade se movimenta a partir desta sexta (10) para o maior Congresso DeMolay do País, com mais de 1,4 mil inscritos

Capitulo Eugênio Mancuello

Guarapuava já respira o clima do Congresso Estadual da Ordem DeMolay (CEOD). A partir desta sexta (10), a cidade começa a receber delegações de jovens DeMolays, Escudeiros e Maçons. Eles chegam de diversos municípios paranaenses, de outros estados e do Paraguai para dois dias de imersão na Ordem Paramaçônica.

Enquanto isso, é grande a movimentação no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. Nesse local, vai ocorrer a maioria das atividades programadas para começar às 9h deste sábado (11) e acabar logo após o almoço de domingo (12).

Organização faz os úlyimos prepatativos (Foto: divulgação)

A organização do Congresso em Guarapuava está a cargo do ‘Capítulo Eugênio Mancuello’. O Capítulo, de acordo com a coordenação, se preparou desde o início do ano para garantir que tudo saia a contento. Para isso, os jovens contam com o apoio de Maçons e dos membros do ‘Sentinela Flor de Lis’, um clube que reúne mães, amigos e pais de Escudeiros e DeMolays. Essa união entre as gerações demonstra o compromisso e a dedicação da comunidade local para o sucesso do CEOD.

LOGÍSTICA

Distribuídos em 12 comissões, cerca de 215 jovens se responsabilizam por várias atribuições.

DeMolays e tios preparando lanches (Foto: Tia Milene)

Na Loja Maçônica Saint Germain, uma das seis da cidade, estão sendo preparados mais de 1,4 mil kits de café da manhã para o sábado. Outras equipes cuidam dos alojamentos nos colégios Visconde de Guarapuava e Ana Vanda Bassara.

Já no Med Vale, mães do ‘Flor de Lis’ organizam o local para uma tarde recreativa no sábado envolvendo as mães visitantes. “Só estamos fazendo os ajustes finais, porque há meses estamos nos reunindo na casa das tias Dirlene e Patrícia”.

Mães organizam brindes (Foto: divulgação)

 

De acordo com Gisele Milazzo, que preside o Clube, muitas coisas nasceram das mãos das mulheres do ‘Flor de Liz’.

E é assim que a cidade se prepara para sediar o maior Congresso da Ordem DeMolay do país. Isso porque o CEOD Guarapuava, encontra-se planejado para ser um marco para a juventude DeMolay paranaense.

Outra ordem paramaçônica, ‘Filhas de Jó’ também contribui na logística do CEOD. Serão as meninas que farão o credenciamento dos inscritos.

RECORDE DE INSCRIÇÕES

Com mais de 1.400 inscritos, conforme a Ordem Paramaçônica, o congresso é um dos mais aguardados no calendário da Ordem DeMolay. Vai reunir jovens líderes para um fim de semana de debates, confraternização e aprimoramento. A programação conta com diversas atividades. Inclui cerimônias, palestras, oficinas e momentos de lazer, todos voltados para o desenvolvimento pessoal e cívico dos participantes.

Giuseppe Danieli, DeMolay Senior (Foto: RSN

De acordo com o Demolay Senior, Giuseppe Danieli, coordenador do CEOD, o congresso vai muito além de um simples encontro. “Representa um espaço de formação de caráter e liderança para os jovens”. A Ordem DeMolay, patrocinada pela Maçonaria, tem como missão principal preparar os jovens para serem cidadãos de bem, respeitando valores como honestidade, respeito, cortesia e amor à pátria.

Sediar um congresso de tamanha magnitude destaca a importância da cidade no cenário nacional da Ordem DeMolay e fortalece os laços entre os membros. “A chegada das delegações movimenta o comércio local e a rede hoteleira, impulsionando a economia da cidade. Além disso, o CEOD coloca Guarapuava em evidência como um polo de eventos e um ambiente acolhedor para a juventude”.

DEMOLAY E ESCUDEIROS

Capítulo Eugênio Mancuello (Foto: divulgação)

A Ordem DeMolay é uma organização juvenil, patrocinada pela Maçonaria, que busca formar o caráter de jovens do sexo masculino de 12 a 21 anos. Eles aprendem sobre liderança, responsabilidade cívica e valores morais, como amor à pátria, respeito e cortesia. A Ordem dos Escudeiros, por sua vez, é uma organização para meninos de 7 a 11 anos, que serve como uma ‘escola de base’ para os futuros DeMolays, ensinando-lhes os princípios e a filosofia da Ordem de uma forma mais lúdica e adaptada à idade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.