Pela primeira vez na história, Guarapuava se tornou uma cidade federada na Federação de Atletismo do Paraná (Fap). Dessa forma, a conquista abre portas para os atletas locais disputarem em competições de destaque, estadual e nacionalmente, representando a cidade.
Neste contexto, os jovens talentos guarapuavanos estrearam federados no 2º Festival Paranaense de Atletismo Sub-14 e Sub-12, disputado em Apucarana no último sábado (2). Conforme Milton Roseira, secretário de Esportes e Recreação, essa conquista é relevante para a comunidade esportiva, trazendo os olhares para o município.
Anteriormente, os atletas, muitas vezes precisavam competir por outras cidades, mas agora têm a oportunidade de representar o próprio município. Em razão da federação, o número de competições a serem disputadas vai aumentar. Isso, consequentemente desenvolve o potencial do atleta. Além disso, a federação possibilita que os competidores alcancem colocações e rankings que abrem portas para futuros apoios financeiros, como as verbas do projeto Proesporte.
Fernando Obal, responsável pela escolinha de atletismo do Projeto Esporte Futuro de Guarapuava, reforçou o trabalho. “Agora, esses atletas carregam uma responsabilidade a mais nas competições estaduais. E tenho certeza, com base no que eles já fizeram e no potencial que têm, de que estão à altura desse desafio.”
O Festival Paranaense de Atletismo engloba diversas modalidades, desde corridas de velocidade até lançamentos e saltos. Karielli da Luz Marsa é participante do Projeto Esporte Futuro e contou sobre a preparação. “Estou bastante animada. Me dá uma alegria de pensar que nós somos um time e representamos Guarapuava”.
Leia outras notícias no Portal RSN.