22/08/2023
Cotidiano

Guarapuava sedia 1º Encontro sobre o Autismo

imagem-92936

Lizi Dalenogari, da Redação

Mais de 200 pessoas participam neste sábado (30), no Auditório da Faculdade Guairacá, do 1º Encontro de Conscientização sobre Autismo de Guarapuava.

Promovido pela deputada estadual Cristina Silvestri e pelo Centro Conviver – Centro de Atendimento Clínico e Educacional Especializado em Autismo, de Curitiba, o evento está abordando temas como atualização do tema Autismo, revisão dos conceitos, sinais e sintomas para detectar o Autismo, além de estudos sobre a causa.

A neuropsicóloga, fundadora e diretora do Centro Conviver de Curitiba, Luciene Oliveira Vianna trás toda a experiência de sua equipe para os participantes. “Temos muito o que testemunhar e muito mais ainda para aprender com todos os pais, professores, profissionais da área de saúde que estão aqui conosco”, destaca.

Ana Paula dos Santos, vice Presidente da Associação Guarapuavana Mundo Azul, emocionou o público com seu relato de experiências com as duas filhas diagnosticadas com autismo. “As pessoas autistas tem a alma limpa, o coração transparente e o compromisso com a verdade durante todo o decorrer da sua vida; não entendem, em sua grande maioria, termos expostos em linguagem figurada, e dessa forma, realizam suas atividades e programações da sua rotina de acordo com o que entendem como correto e lógico e estamos aqui para trocar experiências e somarmos com o Centro Conviver. Graças a sensibilidade e palavra da deputada Cristina Silvestri, as propostas começam a sair do papel e ganhar vez e voz para as famílias com casos de Autismo”, enfatiza Ana Paula.

"Este é mais um passo importante do compromisso que assumimos com a Associação Mundo Azul. Este encontro é municipal mas em breve estaremos promovendo o encontro estadual", assegura a deputada Cristina Silvestri.

Das 13h30 às 15h30 acontecerá um Encontro das famílias com Mães da UPPA – União de Pais pelo Autismo e intervenções trarão à tona trocas ricas de experiências.

O evento conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Faculdade Guairacá e Associação Guarapuavana Mundo Azul.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.