A facilidade ao acesso ao crédito que, embora aqueça a economia e promova o desenvolvimento, tem um outro lado. Por falta de planejamento, as pessoas podem se tornar inadimplentes, gerando problemas para si mesma e para o comércio em geral.
Foi pensando nessa possibilidade, que hoje é real, qua a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, em Guarapuava, buscou a parceria do CRC-PR (Conselho Regional de Contabilidade), do IPMCONT (Instituto Paranaense da Mulher Contabilista) e IPMCONT (Instituto Paranaense da Mulher Contabilista).
Numa solenidade concorrida com a presença de vereadores, presidentes de associações de moradores e de outras lideranças, nesta sexta-feira (10), no gabinete do prefeito Cesar Filho, aconteceu o lançamento do Programa para o Paraná. "Guarapuava é o município pioneiro nesse programa", disse a presidente do CRC-PR, Lucélia Lecheta.
“Como para as famílias, o crédito está disponível para a prefeitura, mas, com planejamento e boa gestão, vamos administrar os recursos públicos da melhor forma possível”, afirma. “Nossa parceria com os contabilistas cresce a cada dia, por isso estamos melhorando a qualidade dos serviços, com a modernização do sistema de atendimento, para que vocês consigam trabalhar ainda de forma mais eficiente”, observou o prefeito Cesar Filho.
Contabilista, a vice prefeita e secretária de Politicas Públicas para Mulheres, Eva Schran disse que Guarapuava ganhará projeção nacional ao implantar o projeto modelo. “Na convenção deste ano, na próxima semana, em Foz do Iguaçu, deixaremos o exemplo de Guarapuava que sai na frente com o Programa de Voluntariado”, afirma.
O presidente da Associação de Moradores do Jardim das Américas, Basilio Lechuk, disse que são projetos como esse que vão ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente, as de baicxo poder aquisitivo. "Se a gente souber planejar e administrar não teremos problemas com dívidas e é de trabalho assim que a nossa população precisa. Vamos levar esse projeto para o nosso bairro", antecipou.
Além da distribuição de 5 mil cartilhas didáticas sobre o planejamento do orçamento familiar, no período da tarde de hoje, na Câmara de Vereadores, está acontecendo o treinamento para contadores voluntários. “Os participantes se inscrevem e, após o treinamento, poderão acompanhar as famílias que têm dificuldades em administrar o orçamento familiar. Neste sentido, é fundamental a participação das associações de moradores que irão organizar o cronograma de reuniões”, explica a presidente do CRC-PR, Lucélia Lecheta.