Da redação, com assessoria – editado por Cristina Esteche
A implantação do programa de Residência Multiprofissional na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Guarapuava, foi aprovada pelo Ministério da Saúde. A divulgação está no edital publicado pelo MS nesta semana e mostra que apenas dois cursos foram aprovados no Paraná.
O curso objetiva a complementação e especialização do profissional da saúde em seus diversos campos de atuação, voltados à estratégia da saúde da família.
De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, a conquista credencia a universidade e o município em formação na área da saúde com integração entre ensino e serviço à comunidade, representando mais uma ação favorável à do curso de Medicina. “É uma grande notícia para nossa cidade, que mostra o quanto estamos no caminho certo para a realização deste objetivo conquistado por toda Guarapuava”, afirma.
Para a viabilização do curso com status de pós graduação, a Prefeitura cede as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a parte prática, segundo o reitor da Universidade, professor Aldo Bona.
“A prefeitura, mais uma vez, é uma grande parceira e vai nos ajudar com a parte da infraestrutura, disponibilizando as UBS [Unidades Básicas de Saúde], que serão o campo prático da Residência Multiprofissional e os profissionais que atuarão como preceptores do programa”, esclarece.
A coordenadora da comissão de elaboração do projeto e professora de enfermagem da Unicentro, Glaucia Talita Possolli, diz que o programa envolve os cursos de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia e Nutrição. “Isso representa o fortalecimento do trabalho em equipe multiprofissional no âmbito da formação em saúde”, avalia.