Nesta quarta (10), após a confirmação de 91 novos casos de covid-19 em Guarapuava, a Saúde superou os 9,5 mil casos da doença. Conforme os dados atualizados, o município contabiliza 9.553 confirmados desde o início da pandemia. Ainda de acordo com as informações, 903 pacientes continuam sob o status de ativos, ou seja, com potencial de contaminação.
Na semana em que o Estado se aproxima da data, em que há um ano atrás, foram confirmados os primeiros casos no Paraná, o município de Guarapuava contabiliza 132 mortos. Sendo que 15 ocorreram nestes primeiros dez dias de março. Segundo a Saúde, 8.518 se recuperaram e 261 casos ainda estão sendo investigados. Descartados totalizam 8.823.
A Secretaria de Saúde de Guarapuava informou que as duas mortes confirmadas hoje (10), se tratam de uma mulher e um homem. De acordo com os dados, a mulher tinha 70 anos, e tinha diagnóstico de hipertensão. Desse modo, apresentou os primeiros sintomas no dia 20 de fevereiro, sendo internada sete dias depois. Ela morreu ontem (9).
Já o homem, tinha 73 anos e teve um AVC prévio. Ainda segundo a Saúde, o paciente era portador de diabetes e hipertensão. O idoso manifestou os primeiros sintomas no dia 28 de fevereiro sendo que foi internado no dia 4 de março, e também morreu nessa quarta (9).
LOCKDOWN NO DOMINGO
Por fim, com o intuito de diminuir a movimentação de pessoas, a Prefeitura de Guarapuava estabeleceu lockdown no domingo (14). Desta maneira, fica proibido o funcionamento de todos os serviços e atividades, ressalvados postos de combustíveis, farmácias e serviços de saúde. As lojas de conveniência dos postos de combustíveis não podem funcionar. Além disso, serviços de delivery também ficam suspensos.
Leia outras notícias no Portal RSN.