22/08/2023
Cotidiano Educação Guarapuava

Guarapuava tem agora o Centro de Atendimento Educacional Autista

O Centro vai ter assistente social, nutricionista e o espaço da família. Em todas as salas os educadores vão auxiliar na formação dos alunos

Guarapuava conta com Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro Autista (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Um novo espaço vai fazer parte de Guarapuava a partir de agora, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro Autista (CTEA). O Centro entregue nessa quinta (7) atende à Lei 3632/24 e vai atender cerca de 900 alunos da rede municipal já diagnosticados com autismo, de acordo com a Prefeitura Municipal.

A instituição vai oferecer atendimento e suporte especializados aos alunos da rede municipal de ensino com diagnóstico do TEA em todos os níveis. O Centro Educacional Especializado conta com quatro salas de educação e uma sala de estimulação psicomotora. Na instituição há o serviço de acompanhamento com assistente social, nutricionista, além do espaço da família. Todas as salas possuem equipamentos de ponta que auxiliarão os educadores na formação das crianças e adolescentes.

A ação, conforme o prefeito Celso Góes, promove a inclusão e melhora a qualidade de vida de quem convive com TEA.

Reconheço a importância deste projeto em oferecer suporte especializado e acolhimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e às famílias. É com grande orgulho que damos este passo em direção a uma sociedade mais inclusiva e solidária.

ATENDIMENTO

Além disso, o Centro também oferecerá orientações e acolhimento aos pais. O espaço contará com uma equipe de educadores e professores especializados no Programa TEACCH. Inclusive, a equipe do Centro Educacional também será composta por um fonoaudiólogo e um psicólogo.

Dessa forma, as crianças e as famílias vão receber auxílio nos atendimentos, de acordo com a coordenadora do CTEA, Mônica Cristina Menon Follador. “Aqui nós teremos uma equipe multidisciplinar que atuará com as famílias. Esse espaço será um marco na educação de Guarapuava”.

A mãe da aluna Isadora Helena afirmou que o espaço vai proporcionar o desenvolvimento para a filha. “O CTEA é um apoio para a minha filha. É um apoio de interação para mim com relação a outros pais e com o atendimento, por meio de profissionais que também estarão nos dando suporte”. Por fim, o CTEA de Guarapuava fica na avenida Moacir Júlio Silvestri, 830, no Centro da cidade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.