A chuvarada desta quarta (9) trouxe um ‘friozinho’ em plena Primavera. Além disso, quem mora no Distrito de Entre Rios em Guarapuava, também registrou a queda de granizo. Os meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) afirmam que não é possível medir o volume do granizo registrado na estação de Entre Rios. Conforme a Defesa Civil, o fenômeno atingiu a Localidade Pinhalzinho, causando danos significativos nas coberturas das residências, quebrando e destelhando telhas de aproximadamente 40 casas. Mas não houve feridos.
A Defesa Civil recebeu o chamado e se deslocou até o local para efetuar as primeiras medidas emergenciais. As ações incluíram a distribuição de 60 lonas para os moradores para a proteção de móveis e alimentos, evitando maiores prejuízos. Além disso, a equipe fez a vistoria das residências atingidas para garantir a segurança dos moradores e avaliar os danos.
Assim que as condições climáticas estabilizarem, a Defesa Civil retornará ao local para dar continuidade ao atendimento às famílias, com o fornecimento de telhas e outras medidas necessárias para a recuperação das residências danificadas. O Simepar alerta que essa situação pode continuar, pois Guarapuava tem condições favoráveis para a queda de granizo até sexta (11).
Durante esta estação é comum a ocorrência de fenômenos meteorológicos intensos, principalmente de chuva forte. Para esta quarta (9), a previsão do tempo mostrava a precipitação acumulada de 9,8 milímetros no município. No entanto, até a tarde de hoje, Guararapuava já havia somado 33,4 milímetros. Conforme os meteorologistas, o volume da chuva depende da causa, dessa vez, um sistema de baixa pressão que está sobre o município provoca o temporal.
Sendo assim, a previsão para os próximos dias continua a mesma, pois segundo o Simepar, ainda há grandes chances da precipitação acumulada ficar entre 20 e 40 milímetros. Conforme a previsão, nesta quinta (10), pode chover cerca de 32,4 milímetros e na sexta (11), espera-se um volume de 51,2 milímetros.
Leia outras notícias no Portal RSN.